Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Angola – Presidente do Porto do Lobito apresenta balança anual

Presidente do Conselho de Administração endereça mensagem de fim de ano de 2014 a todos os portuários

Anapaz de Jesus Neto
É já uma tradição milenar por essa altura realizar-se o balanço do ano que se apresta a passar a história, e projectar com novas expectativas o advento do ano que surgirá no calendário, seja a nível particular, seja dos entes colectivos. E, connosco não é diferente.

Permitam-me, antes de mais, manifestar o privilégio que tem sido para mim, o facto de participar do processo de liderança do Porto do Lobito, cuja nata de homens e mulheres selectivos, profissionais abnegados e dotados de enorme postura, têm procurado a cada dia responsavelmente colocar, cada um, a sua pedra no alicerce deste “canteiro de obras” em que o nosso país se transformou.

Com a inauguração a 21 de Agosto de 2014 por Sua Excelência Engenheiro José Eduardo dos Santos, Presidente da República de Angola, das infra-estruturas constantes do Projecto de Expansão e Modernização do Porto do Lobito – Porto Seco, Terminal de Contentores e Terminal de Mineiro – à face desse marco histórico da nossa memória colectiva, somos, por isto, chamados a desempenhar um papel importante enquanto pilar nefrálgico da plataforma intermodal que o país reclama para si, no âmbito da política de gestão do executivo angolano para o sector dos transportes.

Para uma Empresa Prioritária da dimensão estrutural e organizacional da nossa, é natural que existam ainda alguns pormenores que devem ser afinados para a realização cabal da Missão e da Visão para o qual o Porto foi concebido.

Nesta conjuntura, teremos de continuar a reflectir atentamente, em vista, as valências criadas, na melhor forma de contribuir quer para facilitação na atracação e desatracação de navios, no aumento dos níveis de carga e descarga, e de um modo geral, no planeamento atempado das manobras de movimentação das mercadorias e concomitante arrumação e stockagem nos terraplenos e armazéns.

Sabemos bem que a real motivação para este salto qualitativo é a superação e especialização do Capital Humano, daí o facto de mantermos uma contínua formação de quadros quer no local de trabalho ou noutros centros profissionalizantes.

A sensação de aldeia global em que o mundo se tornou, legitima-nos a apreendermos das práticas e modalidades que se operam em todos os espaços geo-portuários.

Atingir a Excelência de Serviços em todas áreas, e simultaneamente poderá parecer uma tarefa hercúlea, mas porque somos um “povo heroico e generoso”, Vamos Vencer mais esta etapa do percurso.

Um factor que não desmerece realce, tem sido o empenhamento social do Porto do Lobito enquanto baluarte do desenvolvimento socioeconómico do país. Com efeito, participamos sem hesitação nas mais diversas causas sociais como foram a Campanha de Prevenção Rodoviária, a Campanha de Prevenção Contra o Ébola, o Natal Solidário, bem como outras doações e benfeitorias que efectuamos às várias instituições carenciadas dentre Infantários e Lares da Terceira Idade da província de Benguela, e de outras regiões.

Estas acções sociais são, contudo, levadas a cabo, sem prejuízo de continuarmos a manter a cesta básica mensal do trabalhador, a assistência médica e medicamentosa gratuita, através da nossa Clínica e, em certos casos a evacuação para Luanda, ou até para o exterior.

Ainda no que a dimensão social diz respeito, é agradável sublinhar que está na fase derradeira a construção dos novos fogos habitacionais do Porto do Lobito que conferirão aos trabalhadores portuários um maior conforto.

Por último, gostaria de almejar que para o ano vindouro, possamos nessa mesma altura de balanço, concretizar o sentimento de realização pessoal e colectiva de continuarmos firmes ao serviço da Nação.

Quero, assim, no meu nome próprio e, no dos demais membros do Conselho de Administração da Empresa Portuária do Lobito, augurar à todos os colegas no activo, bem como os reformados, os melhores votos de um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de prosperidades.

Que DEUS nos Abençoe! Anapaz Neto – Angola

Anapaz de Jesus Neto - natural do Moxico (Luena), mestrado em Gestão de Empresas pela Universidade de Haal - Londres (MBA/Managemant); pós graduado em Relações Internacionais pela Universidade Autónoma de Lisboa; Eng.º Técnico de Química Industrial pelo Instituto Politécnico de Pedro Maria Rodrigues, Cuba.

Sem comentários:

Enviar um comentário