Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Casamansa – Conselheiro especial do Presidente Obama regressa a casa

O conselheiro especial dos EU América para a Casamansa, o embaixador Mark M. Boulware regressou ao seu país, terminando a missão que o levou ao Senegal e mais concretamente à Casamansa onde manteve contactos com todos os interlocutores interessados no problema casamancês, principalmente o Movimento das Forças Democráticas da Casamansa (MFDC) que receberam o embaixador na sede em Mangokouro na cidade de Ziguinchor.

No seu último acto por terras de Casamansa, no passado dia 22 de Novembro de 2014, o embaixador Mark M. Boulware visitou o rei de Cabrousse Nialou onde se inteirou da história da rainha Aline Sitoé Diatta. O reino de Cabrousse está localizado próximo da fronteira com Guiné-Bissau numa pequena aldeia com o mesmo nome. Embora actualmente só tenha cerca de 6 mil habitantes Cabrousse era um dos reinos mais importantes desta região até há poucos anos. Foi nesta região que nasceu a rainha diola Aline Sitoé Diatta, famosa resistente casamancesa que participou activamente na resistência à ocupação francesa, iniciando em 1942 um movimento de desobediência contra a ocupação francesa que pretendia que a população fizesse a monocultura do arroz para alimentar as suas tropas. Foi presa, tendo vindo a falecer na prisão a 22 de Maio de 1944.

O embaixador Mark M. Boulware, que domina para além da sua língua materna, o português, o francês, o espanhol e o indonésio, conhece muito bem a região, pois já exerceu o cargo de embaixador em diversos países do ocidente e centro de África como a Gâmbia, Burkina Faso, Camarões, Guiné Equatorial, Mali, Chad, executou as suas funções com dedicação, o que levou à população da Casamansa um sentimento de consternação na hora da despedida. Baía da Lusofonia

Sem comentários:

Enviar um comentário