Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Internacional – Melhoria ambiental no transporte marítimo

No final deste mês de Dezembro de 2014, a Transfennica Iberian, linha de transporte marítimo pertence à empresa holandesa Transfennica do Grupo Spliethoff suspenderá o seu serviço ro-ro entre Bilbao (Espanha), Portsmouth (Reino Unido) e Zeebrugge (Bélgica).

Tal decisão resulta da introdução de nova legislação ambiental na UE denominado Sulphur Emission Control Area (SECA) que tem origem na Organização Marítima Internacional das Nações Unidas (IMO) e visa garantir uma redução substancial das emissões de enxofre marinhos no norte da Europa a partir do próximo dia 01 de Janeiro de 2015, numa região que abrange o mar Báltico, o Categate, o mar do Norte e o Canal da Mancha.

Esta área no norte da Europa é a segunda SECA, a primeira está situada na costa do Atlântico norte e abrange uma zona de 200 milhas ao longo da costa dos Estados Unidos e do Canadá. A nova legislação obriga os navios que operam na zona SECA a utilizar um teor máximo de enxofre no seu combustível de 0,1%, muito inferior ao limite actual de 1%.

Esta alteração ambiental significa aumentos no custo de transporte que reflete no valor do frete, o que levará num futuro próximo ao regresso às estradas de aproximadamente 50% do volume que nos dias de hoje são transportados por via marítima e são estas contas que a Transfennica está a calcular para tomar a decisão de suspender o serviço ro-ro para o norte da Europa, mantendo apenas entre as outras regiões europeias, incluindo Portugal. Baía da Lusofonia

Sem comentários:

Enviar um comentário