Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 7 de dezembro de 2014

Itália - O ensino da língua portuguesa em Cagliari

A língua portuguesa é um idioma multinacional, partilhada por cidadãos de diferentes países e está sempre cada vez mais presente, de modo vivo e dinâmico, em comunidades de todo o mundo, pois para além de ser língua oficial de várias nações é uma língua em vias de expansão pelo sempre maior número de pessoas interessadas na sua aprendizagem.

Quando cheguei à Sardenha, a Cagliari, em 2003, como professora de português, no âmbito de um projecto europeu, fiquei surpreendida pelo escasso conhecimento sobre a minha língua e sobre o meu país. A primeira impressão foi de que era absolutamente necessário fazer algo para a divulgação da língua e da cultura lusitana.

Assim, ainda no âmbito do projecto linguístico europeu, promovi cursos gratuitos de 60 horas de língua e cultura portuguesa e o resultado foi inesperado, o número de candidatos interessados em participar nestes cursos foi muito superior às expectativas.

Após esta pequena experiência, decidi continuar a divulgar a língua portuguesa nesta linda ilha do mediterrâneo pois apercebi-me que, pelos mais variados motivos, havia sempre uma grande procura de aprendizagem deste idioma, seja da parte dos estudantes que escolhem em grande número Portugal como meta para aprofundar e completar os seus estudos, seja da parte de indivíduos que por motivos profissionais necessitam aprender a língua portuguesa, sobretudo aqueles que escolhem países como o Brasil ou Angola como destino de trabalho.

Nos últimos 10 anos, tenho-me dedicado, então, ao ensino do português e à divulgação da cultura lusitana (e dos países de língua portuguesa), mas com alguma dificuldade, uma vez que o português só se ensina no CLA – Centro Linguístico Ateneo da Universidade de Cagliari, nos poucos cursos que conseguimos aprovar com o apoio dos fundos regionais e acessíveis, sobretudo, aos jovens estudantes universitários. Esta disciplina não faz parte dos currículos das várias licenciaturas de línguas estrangeiras da faculdade de letras e da faculdades de ciências políticas e económicas apesar dos esforços que tenho feito para que tal fosse tido em consideração, uma vez que a língua portuguesa é uma das mais faladas no mundo e, apesar de minoritária na Europa, como cidadãos da união europeia, considero sempre e cada vez mais importante alcançar um maior conhecimento das culturas que a compõem e tendo igualmente presente a importância crescente deste idioma no espaço económico lusófono (Portugal, Brasil, Angola, Moçambique e outros países da CPLP).

Os meus cursos no CLA têm tido sempre um grande número de inscrições, sobretudo nos níveis iniciais, mas a graduatória permite a inscrição somente aos primeiros 20 (por ordem de menor idade). Todos os cursos efectuados são de 100 horas (6 horas semanais) e são gratuitos para os participantes, pois são inteiramente financiados pelos fundos europeus destinados à Região Autónoma da Sardenha. Os cursos iniciais partiram de um nível A1 e neste momento alcançaram o nível C1, mas infelizmente os fundos destinados a este projecto terminaram e a continuidade será interrompida.

Para além dos cursos, organizo sempre que posso, actividades relacionadas com a cultura lusófona: leitura de poesia em língua original de autores portugueses, brasileiros e africanos, sessões de cinema em português em colaboração com o cineclube FEDIC de Cagliari e organização de saraus lusitanos, com música e gastronomia lusófonas. Nos últimos tempos, tenho dedicado à língua portuguesa e a todas as iniciativas em que tenho participado algumas páginas nas redes sociais, modo económico e eficaz de chegar mais rapidamente aos jovens cagliaritanos:

http://xinha73.wix.com/portuguesando.

Apesar de terem passado 10 anos da minha chegada a Cagliari, sinto-me ainda no início do meu percurso e continuarei com orgulho tentar promover a nossa língua e a nossa cultura. Ângela Bruno – Itália in “Gazeta Brazilian News”

Ângela Patrícia Luís de Oliveira Salvador Bruno, natural de Lisboa (1973), licenciada em LLM pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, professora de língua portuguesa no Centro linguístico Ateneo da Universidade de Cagliari e em várias escolas de língua de Cagliari desde 2003.

Sem comentários:

Enviar um comentário