Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Moçambique – Aeroporto de Nacala vai viabilizar Zona Franca

O Presidente da República de Moçambique, Armando Guebuza, considera o Aeroporto Internacional de Nacala uma infra-estrutura aeroportuária ancorada na intermodalidade logística e de transporte que alarga a sua rede a diferentes sectores de actividade, cuja operacionalização integra os diferentes modos de transporte, que têm o condão de viabilizar a zona franca daquela região, que está a atrair investimentos em distintos ramos da nossa economia.

Falando no passado sábado, 13 de Dezembro de 2014, durante a cerimónia de inauguração daquela moderna infra-estrutura, o Chefe do Estado disse que a sua integração vai ganhar maior expressão ainda com a conclusão das obras de reabilitação e expansão do porto local, construção de raiz do terminal de carvão em Nacala-à-Velha assim como a reabilitação da linha férrea Nacala-Moatize, via Malawi.

O Presidente da República referiu ainda que o Aeroporto Internacional de Nacala vai igualmente melhorar a mobilidade desta cidade, dos homens de negócios e dos turistas, estando criadas as condições para que os passageiros de outros pontos do nosso país e outros continentes para Nacala e vice-versa o façam de forma mais directa.

“Esta infra-estrutura aeroportuária também entra na matriz da dinamização da vida económica e social de Nacala-Porto. Com efeito, uma multiplicidade de serviços será criada para apoiar as operações deste empreendimento, concretamente o turismo e os negócios de diversa índole que aqui se vão gerar. Este evento assinala um marco histórico no crescimento da nossa Pátria Amada, de Nampula e de Nacala-Porto. Este é o nosso Moçambique a construir o seu bem-estar”, enfatizou Armando Guebuza.

Considerou aquela data um dia de festa, de celebração e que ficará na história de Moçambique, da província de Nampula e da cidade de Nacala-Porto, convidando o povo moçambicano para celebrar o dia, que o encara como de reafirmação da paz, da unidade nacional, da auto-estima e de compromisso com o desenvolvimento da nossa pátria amada.

“O povo e nós falamos sempre de realizações, de construções, falamos do bem-estar e do trabalho necessário a alcançar. Oxalá que os discursos que somente falam em destruição calem para sempre e juntem a sua voz a este maravilhoso povo que só quer o seu bem-estar, justamente, merecidamente e legitimamente”, ajuntou o Presidente.

Num outro desenvolvimento da sua comunicação agradeceu o Governo da República Federativa do Brasil por se ter juntado nesta parceria com o Executivo moçambicano e da empresa Aeroportos de Moçambique na concessão de um crédito no valor de pouco mais de 250 milhões de dólares norte-americanos, cuja embaixatriz esteve entre os convidados idos de vários quadrantes do país à cerimónia.

Concebido e construído pela Odebrecht, em estreita colaboração com a ADM, o aeroporto conta com arquitectura moderna, equipamentos de alta tecnologia e capacidade para atender anualmente 500 mil passageiros e 5 mil toneladas de carga aérea.

O aeroporto apresenta uma infra-estrutura de referência para Moçambique e para a região. Está apetrechada com equipamentos com a tecnologia mais actual disponível no mercado e tem uma arquitectura moderna e funcional, com o Terminal de Passageiros concebido em formato de avião, sendo o edifício principal (a “nave-mãe”) para efectuar o check-in e os edifícios laterais (as “asas”) destinadas para o embarque e desembarque. Possui equipamentos ILS e DVOR de última geração para a ajuda à navegação aérea, sistemas digitais para gestão das comunicações aeronáuticas e controlo do tráfego aéreo e sistemas electrónicos para operação aeroportuária. Luís Norberto – Moçambique in “Jornal de Notícias”

Sem comentários:

Enviar um comentário