Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Moçambique – Muxúnguè vai ter uma fábrica de processamento de ananás

As obras de construção de uma fabriqueta de processamento de ananás no posto administrativo de Muxúnguè, distrito de Chibabava, na província de Sofala, centro de Mocambique, vão arrancar em Janeiro de 2015.

A construção desta fabriqueta já vinha sendo falada há quatros anos sem no entanto ser materializada devido a falta de financiamento para o arranque das obras.

Entretanto, o chefe dos Serviços Distritais das Actividades Económicas locais, Paiz Martinho, citado pelo jornal “Notícias”, explica que todas as condições já estão criadas para a instalação da referida fabriqueta, tendo já sido identificado o local, em consulta pública envolvendo a população e as autoridades governamentais distritais.

Sem revelar o custo total e a nacionalidade dos investidores, Martinho disse que neste momento decorrem os últimos acertos entre o Governo moçambicano e os investidores que pretendem montar a fábrica para a sua formalização.

“Este é um projecto antigo que envolveu muitos investidores que pretendiam instalar a fábrica de ananás. Tudo já estava acertado faltando apenas adjudicação das obras, mas devido ao conflito que ocorreu nesta região os investidores acabaram por abandonar e agora são outros mas tudo indica que desta vez o projecto vai mesmo ser materializado’’, disse Martinho.

Sublinhou que neste momento decorrem junto das comunidades trabalhos de identificação dos principiais produtores desta matéria-prima de forma a alimentar a fábrica, cujo número de produtores tem vindo a aumentar nos últimos anos pese embora tenha havido fraca produção este ano devido a situação da tensão político- militar.

Segundo Martinho, a entrada em funcionamento desta fábrica poderá resolver a problemática da falta de mercado para a comercialização de ananás. Por outro lado, irá gerar mais empregos para jovens.

O distrito de Chibabava é potencial na produção de ananás na província de Sofala, mas devido a falta de mercado os camponeses enfrentam muitas dificuldades e até chega-se a ponto de os produtos apodrecerem, deitando-se assim os esforços dos camponeses. In “Rádio Moçambique" - Moçambique

Sem comentários:

Enviar um comentário