Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Nicarágua – Obras do canal interoceânico começam este mês

O início das obras do canal interoceânico da Nicarágua está previsto para o próximo dia 22 de dezembro de 2014, segundo declarações oficiais, após o encontro entre o presidente da Nicarágua Daniel Ortega e o empresário chinês Wang Jing, responsável do consórcio HKND.

As obras que terão início em simultâneo nos oceanos Atlântico e Pacífico, irão avançar em direcção ao centro do país até chegarem ao Grande Lago, o Lago Cocibolca. O projecto consiste em construir um canal interoceânico, concorrencial ao canal do Panamá e que será três vezes maior que o novo canal do Panamá que está a acabar a sua construção. Terá um comprimento de 278 quilómetros, uma largura entre os 230 e 520 metros e uma profundidade de 30 metros que possibilitará acolher os futuros porta-contentores, que estão em fase de esboço, da classe F, que permitirão o transporte até 27 mil TEUs.

A deliberação de começar a construir nas duas costas ao mesmo tempo é a necessidade de cumprir o prazo de cinco anos previstos para a concretização da obra, depois da remoção prevista de cinco milhões de metros cúbicos de terra.


Além do canal, estão previstos a construção de novas estradas, dois portos, um lago artificial, um aeroporto, um complexo turístico, uma zona de comércio livre e fábricas de aço e cimento. O custo da obra que terá uma travessia de 105 quilómetros no Grande Lago, está neste momento projectado em 50 mil milhões de dólares, valor já rectificado por duas vezes. Baía da Lusofonia

Sem comentários:

Enviar um comentário