Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Portugal – Estaleiros da Figueira da Foz constroem para Timor-Leste

A AtlanticEagle, concessionária dos antigos Estaleiros Navais do Mondego, na Figueira da Foz, vai arrancar este mês com a construção dum ‘ferry’ para 377 passageiros, encomendado pelo Governo de Timor-Leste, anunciou à Lusa o administrador da empresa.

De acordo com Carlos Costa, a AtlanticEagle Shipbuilding emprega atualmente cerca de 60 trabalhadores e, além da reparação naval, arrancou há seis meses com a componente comercial da construção naval, sendo este o primeiro navio a construir nos novos estaleiros.

“A previsão é começar a construir ainda este ano. O projeto já temos, a entrega será no final do ano que vem. É um esforço (tempo de entrega) que para nós tem muito interesse, porque estamos vocacionados para a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), explicou o administrador da empresa, à margem de uma feira do setor da Pesca, que se realiza em Luanda, Angola.

Embora sem adiantar valores do negócio, por envolver o Governo de Timor-Leste, Carlos Costa apontou que o navio, de 72 metros de comprimento, terá capacidade para transportar 377 passageiros e 22 viaturas, além de carga.

Servirá para ligar Díli, a ilha de Ataúro e o enclave de Oecussi, precisou o responsável da AtlanticEagle, garantindo que o contrato de fornecimento já foi assinado com o governo timorense.

O administrador garante ainda que a empresa está em conversações “adiantadas” para fornecer navios, entre outros países, à Guiné-Bissau, Guiné Equatorial e Guiné Conacri.

Além de embarcações de pesca, a prioridade passa por construir navios militares, de passageiros e de apoio a plataformas petrolíferas. In “Figueira TV” - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário