Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

São Tomé e Príncipe - Reunião da Comissão Executiva da UCCLA



Solidariedade com a população afetada pelo vulcão na Ilha do Fogo e visitas oficiais.  


A Comissão Executiva da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) reuniu, no dia 12 de dezembro de 2014, em São Tomé e Príncipe, sob a presidência de Ulisses Correia, presidente da Comissão Executiva e da Câmara Municipal da Praia, e teve como anfitrião o presidente Ekeneide dos Santos, da Câmara Distrital de Água Grande.

Estiveram presentes, na sessão, Gabriela César, da cidade de Macau, Pedro Palhinha, do Grupo empresarial Entreposto, Vítor Ramalho, Secretário-Geral da UCCLA, Carlos Manuel Castro, vereador com a tutela da UCCLA na Câmara Municipal de Lisboa, e os colaboradores da UCCLA João Laplaine e o José Silva Ferreira (coordenador geral da Central de Compostagem de São Tomé).

A ordem dos trabalhos foi, integralmente, cumprida, tendo-se aprovado a ata da Comissão Executiva anterior (realizada em Coimbra), analisados os projetos e a situação financeira, aprovado o plano de atividades para 2015 e marcada a próxima reunião da Assembleia Geral, para a cidade de Maputo, Moçambique, para o dia 17 de abril de 2015.

Os presentes aprovaram, ainda, uma resolução apresentada por Ulisses Correia, no sentido de a UCCLA se associar ao esforço das autoridades cabo-verdianas para minorar os efeitos decorrentes do vulcão da Ilha do Fogo, deliberando que a próxima reunião da rede de Proteção Civil tenha lugar na cidade de São Filipe, no primeiro trimestre de 2015.

O vereador da Câmara Municipal de Lisboa deu conta das diligências que têm sido prosseguidas pela câmara, em colaboração com a UCCLA, de solidariedade para com a população afetada, no sentido do envio de bens e também de dinheiro, encaminhado através da UCCLA para a Cruz Vermelha de Cabo Verde.

Gabriela César informou que Macau também contribuirá de forma solidária para com as populações afetadas, em dinheiro, destinado à aquisição de bens considerados prioritários pelas autoridades de Cabo Verde.

Nesta mesma linha de solidariedade, o presidente Ekeneide dos Santos deu conta que o governo tornou público um apelo à população para se solidarizar no mesmo sentido e adiantou que os membros que integram o conselho de ministros decidiram ofertar 20% da renumeração que auferem à população de Chã das Caldeiras, de Cabo Verde.

No decurso da reunião os presentes analisaram o estabelecimento de uma parceria entre a Câmara Municipal da Praia e a Câmara Municipal de Lisboa sobre a segurança dos cidadãos, no quadro dos objetivos prosseguidos pela UNICRI – Instituto Inter-regional de pesquisa das Nações Unidas para o crime e justiça.

Foram, de igual modo, ponderadas iniciativas que aprofundam a natureza multicultural da cidade de Lisboa, nomeadamente quanto à realização de um espetáculo no Dia de África, em 25 de maio de 2015.

A anteceder a reunião, da Comissão Executiva, teve lugar uma sessão solene de abertura que contou com a presença do Ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares de São Tomé e Príncipe, Afonso Varela, que tomou a palavra após as intervenções de Ekeneide dos Santos, Vitor Ramalho e Carlos Manuel Castro.

Encerrados os trabalhos, os membros da Comissão Executiva, foram recebidos pelo Primeiro-ministro de São Tomé, Patrice Trovoada, que teve palavras de apreço pela atividade da UCCLA, reiterando a importância do aprofundamento das relações desta com as câmaras municipais de São Tomé e Príncipe.

Durante a estadia em São Tomé e Príncipe houve, ainda, oportunidade de se fazer uma visita aos projetos em curso, resultantes da candidatura aprovada pela União Europeia sob a coordenação da UCCLA, nomeadamente a Estação de Tratamento e Reciclagem por Compostagem e de concretizar uma reunião sobre esta, com os técnicos, com o presidente Ekeneide dos Santos e com o responsável pela empreitada. UCCLA

Sem comentários:

Enviar um comentário