Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Angola – Transportadora francesa opera no Porto do Lobito

O terceiro maior grupo do mundo no transporte de carga por via marítima, a francesa CMA CGM, vai passar a operar no terminal do porto do Lobito, numa parceria com a angolana Multiparques, informou o grupo francês.

De acordo com a informação divulgada, o memorando de entendimento para a operação foi formalizado em Paris, a 18 de Dezembro, na presença dos ministros das Relações Exteriores de Angola e o seu homólogo francês. O terminal vai estar operacional durante o ano de 2015.

A localização do porto do Lobito, próximo do Huambo e Benguela – as maiores cidades de Angola depois de Luanda – justifica, para o grupo francês, este envolvimento, que visa expandir a sua acção para o corredor ferroviário criado por Angola entre o Atlântico (Lobito) e a fronteira, no interior, com a República Democrática do Congo e a Zâmbia, para garantir a exportação marítima do minério extraído nestes dois países.

“Estes dois elementos perspectivam para o porto do Lobito um grande futuro, na operação intermodal”, garante, na mesma informação, o vice-presidente da CMA CGM, Alexis Michel. Além da gestão da operação daquele terminal, no segundo maior porto de Angola a seguir a Luanda, a associação da CMA CGM com os angolanos do grupo Multiparques prevê o “desenvolvimento de plataformas logísticas” no país.

O grupo francês já conta com sete rotas regulares para Angola e pretende “capitalizar” a experiência no transporte intermodal, marítimo e de plataformas logísticas, no mercado angolano.

Presente em 150 países e com mais de 18 mil trabalhadores, a CMA CGM – fundada em Marselha em 1978 – opera com uma frota de 428 navios que servem 400 portos através de 170 linhas. Porto do Lobito - Angola

Sem comentários:

Enviar um comentário