Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 28 de março de 2015

Brasil – Parceria com Cabo Verde na área da defesa

Brasil e Cabo Verde vão ampliar a parceria na área de defesa. Os entendimentos neste sentido foram tratados na passada segunda-feira, 23 de Março de 2015, durante reunião entre os ministros da Defesa Jaques Wagner e Rui Semedo.

 A proposta é aprofundar os acordos de cooperação entre os dois países, principalmente, nas áreas de formação militar, realização de exercícios conjuntos das Forças Armadas e intercâmbio nas áreas de inteligência de informações para controlo dos espaços aéreo e marítimo no Atlântico Sul.

Durante visita oficial do titular da Defesa do país africano, o ministro Jaques Wagner destacou que a parceria com Cabo Verde é altamente estratégica, especialmente pelo esforço na vigilância e no combate a ilícitos na área marítima localizada entre a América do Sul e África. 
 
“Trata-se de um país prioritário para o Brasil, com o qual as iniciativas de cooperação são tradicionais e estão em bom andamento”, disse Jaques Wagner.
 
O ministro da Defesa de Cabo Verde elogiou o seguimento dos projetos executados em parceria pelos dois países.

"No Brasil, é comum se dizer que ‘em time que está ganhando não se mexe’, e, nesse sentido, queremos prosseguir com nossos acordos de cooperação", afirmou Rui Semedo, após saudação feita em almoço no salão nobre do Ministério da Defesa.
 
Ao invés de militares de Cabo Verde virem para o Brasil para participar de cursos de capacitação nas diversas escolas militares – como ocorre atualmente - o ministro Jaques Wagner admitiu a possibilidade de o Brasil enviar instrutores militares para o treinamento de tropas cabo-verdianas no próprio país. Tal medida, segundo o ministro, permitiria que um número maior de militares pudesse participar dos cursos, trazendo melhores resultados custo-benefício.
 
Wagner afirmou que a orientação da presidenta da República, Dilma Rousseff, seguindo o que é preconizado pela Estratégia Nacional de Defesa (END), é dar prosseguimento aos projetos de cooperação com os países africanos. A cooperação com países do Atlântico Sul, com o fortalecimento da capacitação militar desses países, é considerada fundamental porque pode contribuir com o combate aos ilícitos transnacionais.

O ministro da Defesa cabo-verdiano Rui Semedo e a sua comitiva, na sequência da visita ao Brasil foram recebidos pelo comandante do exército, General do Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, nas instalações do Quartel-General do Exército.

O encontro teve como objetivo precípuo estabelecer relações bilaterais acerca dos temas “segurança e defesa”. Após serem recepcionados pelo General Villas Boâs, os visitantes assistiram a uma palestra institucional sobre a proteção de Infraestruturas Críticas, a cargo do Comando de Operações Terrestres. In “Defesanet” - Brasil

Sem comentários:

Enviar um comentário