Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Brasil - CNI aprova assinatura de acordo de investimento entre Brasil e Moçambique

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) avalia como positiva a assinatura do Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos (ACFI) com Moçambique na passada segunda-feira, 30 de Março de 2015, durante missão do governo brasileiro àquele país. A indústria brasileira acredita que o acordo vai fortalecer o ambiente institucional para investimentos e aumentar a segurança jurídica para os investidores. A entidade defende que o governo brasileiro avance na negociação de acordos de facilitação de investimentos, prioritariamente, com outros países da África e da América Latina.

O acordo, assinado pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Armando Monteiro, cria regras para reduzir os riscos políticos e aumenta o apoio governamental aos investimentos, além de prever uma agenda de temas que fomentam os negócios, como a facilitação de vistos de trabalho.

"A celebração dos acordos de investimentos é importante para ajudar as empresas brasileiras a melhor competirem no exterior, estimular os negócios e aumentar a segurança jurídica em suas operações fora do Brasil. É fundamental a implementação desses acordos e que o governo expanda para outros países. Investir fora do Brasil permite acessar novos mercados, aumentar as exportações e a produtividade das empresas. O acordo é uma boa notícia em um ano em que as exportações e os investimentos no exterior terão um peso importante para o crescimento econômico do país", afirma o diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Abijaodi.

INVESTIMENTOS - Políticas públicas para apoiar e estimular investimentos no exterior fazem parte das prioridades do Fórum das Empresas Transnacionais (FET), grupo que reúne cerca de 30 empresas brasileiros com investimentos no exterior e que é coordenado pela CNI. Pesquisa feita em 2013 com 28 dessas empresas aponta que a demanda por acordos internacionais semelhantes ao assinado com Moçambique é citada entre as sete principais políticas públicas para apoiar e estimular investimentos no exterior. Os empresários ouvidos pela CNI também citam a ampliação do apoio da diplomacia brasileira na defesa de interesses das empresas junto aos governos de países de destino dos investimentos. In “Agência CNI de Notícias” - Brasil

Sem comentários:

Enviar um comentário