Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Estados Unidos da América – Primeiro porta-contentor a gás liquefeito

A Tote Maritime através da sua operadora Sea Star Line apresentou no passado dia 18 de Abril de 2015 o seu primeiro porta-contentor alimentado por gás natural liquefeito (GNL), o “Isla Bella” lançado ao mar em San Diego, Califórnia, nos Estados Unidos da América.

O “Isla Bella”, com uma capacidade para 3100 TEU, tem um comprimento de 233 metros, move-se à velocidade de 22 nós e vai operar entre Jacksonville na Flórida e San Juan em Porto Rico e reduzirá a emissão de enxofre em 97%.

O início da actividade do “Isla Bella” está previsto para o 4º trimestre de 2015, estando um navio gémeo prestes a ser lançado também ao mar para começar a operar no primeiro trimestre de 2016.

Estes porta-contentores, da classe marlin, estão vocacionados para operar em regiões, como a costa atlântica dos Estados Unidos, Canadá e o norte da Europa, numa região que abrange o mar Báltico, o Categate, o mar do Norte e o Canal da Mancha, locais onde já foi introduzida a obrigação da redução substancial das emissões de enxofre marinhos através da nova legislação ambiental denominada Sulphur Emission Control Area (SECA) que tem origem na Organização Marítima Internacional das Nações Unidas (IMO).

O lançamento do “Isla” Bella” teve a presença de 2600 convidados e foi construído pela empresa americana General Dynamics NASSCO. Baía da Lusofonia


Sem comentários:

Enviar um comentário