Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Suíça - Dezenas de estudantes inscritos na Unidade de Português de Genebra

Dezenas de estudantes frequentam a Unidade de Português da Universidade de Genebra, a única do género nas quatro universidades da Suíça francófona, criada há 20 anos e que é dirigida desde o início pela professora Nazaré Torrão.

Atualmente com cerca de 60 estudantes a Unidade de Português conta maioritariamente com alunos dos cursos de Relações Internacionais e de Tradução.

 “Este é o ano em que temos tido mais estudantes”, salientou.

Olhando para trás, Nazaré Ferrão contou que ao longo dos anos, a Unidade de Português abriu-se ao ensino das culturas lusófonas, sobretudo a literatura brasileira e da África lusófona.

Mais direcionada à filologia, a Unidade foi bem sucedida na procura de outros ângulos, tendo passado a apostar mais no ensino da História de Portugal, do Brasil e dos países africanos de língua oficial portuguesa, opção que Nazaré Torrão reconhece ter passado a ter mais sucesso junto dos estudantes.

O futuro da Unidade será possivelmente o ensino da norma da língua portuguesa falada no Brasil e da cultura brasileira, antecipa, considerando que agora há maior procura da história do Brasil.

“Isso é uma realidade à qual não podemos fugir”, frisou.

Nestes quase 20 anos que leva à frente da unidade, Nazaré Torrão realizou vários encontros culturais, trazendo a Genebra muitos escritores, designadamente os portugueses José Saramago e Lídia Jorge e o moçambicano Mia Couto.

A próxima aposta é um projeto relacionado com as ex-colônias portuguesas em África que em 2015 completam 40 anos de independência: Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Angola.

No que diz respeito ao ensino e divulgação da Língua e da Literatura Portuguesa fora da Suíça francesa, Nazaré Torrão destacou a larga tradição, que data da década de 1940, na Universidade de Zurique. In "Diário Digital" - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário