Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Ilha Maurícia – Porta-contêiner Maersk Londrina teve explosão a bordo

Port Louis – Por volta das 15 horas de sábado (25 de abril), o navio porta-contêineres Maersk Londrina, depois de fazer escala em Tanjung Pelepas, na Malásia, quando seguia com destino aos portos brasileiros de Santos, Sepetiba, Itapoá, Itajaí e Paranaguá, sofreu uma explosão seguida de incêndio no interior do porão nº 7. O acidente ocorreu a cerca de 700 milhas náuticas a Nordeste de Port Louis, nas Ilhas Maurícias, no Oceano Índico, a 800 quilômetros a Leste da Ilha de Madagáscar, que fica em frente a Moçambique, na costa oriental da África.

Nenhum tripulante ficou ferido. A tripulação, composta por 32 indivíduos, empreendeu intensos esforços na tentativa de extinguir o fogo, inclusive disparando as garrafas de CO2 no interior do porão. O navio permaneceu à deriva por muitas horas até que uma chamada de socorro foi atendido pelo rebocador Ionian Se Fos, operado pela empresa de salvamento Oceans Salvage Group, que promoveu o rebocamento e escolta do navio até Port Louis, onde atracou na passada segunda-feira (27 de abril).

Esforços adicionais de resfriamento e combate ao incêndio foram feitos em Port Louis. Inspeções estão sendo realizadas para a avaliação náutica do casco e deliberação de possibilidade de continuação de viagem. Há previsão de que a viagem seja retomada hoje, segunda-feira (4 de maio de 2015).

Construído em 2012, o Maersk Londrina, do armador Maersk Line A/S, tem capacidade para transportar 8.700 TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) e está registrado em Hong Kong. Embora tenha cláusula de absorção de claims de avaria grossa, dependendo da extensão das perdas, o armador Maersk Group poderá declarar avaria grossa, sendo este o cenário mais provável. In “Vesselfinder” - Bulgária

Sem comentários:

Enviar um comentário