Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Angola – Fórum Empresarial Angola-Portugal

Decorreu esta semana, 23 de Junho de 2015, em Luanda, um encontro de empresários e responsáveis políticos dos dois países. O evento – o Fórum Empresarial Angola-Portugal, construído sob o lema “Juntos na Diversificação da Economia” – foi organizado pelo Ministério de Economia de Angola, a Embaixada de Portugal em Luanda e a AICEP, contando com os Apoios de ANIP, Instituto do Fomento Empresarial, CCIPA e CEEIA.

Tendo tido o privilégio de participar, destaco o momento do evento. Numa altura muito desafiante da conjuntura económica angolana, Portugal diz: “Presente!”, e reforçando assim a perceção de um país empenhado e auto comprometido em estar ao lado de Angola em todos os momentos. Destaco a cerimónia de assinatura da Criação do Observatório do Investimento Conjunto pelos Ministro da Economia de Angola Ministro da Economia de Portugal (dr. Abrahão Gourgel e dr. António Pires de Lima, respetivamente).

Destaco a quantidade de participantes (mais de 500). A adesão foi bastante alta pois vários profissionais ficaram em lista de espera e não conseguiram ver confirmadas as suas presenças; e ainda a qualidade dos Participantes quer institucionais, com a presença de vários ministros, líderes associativos, e quadros de topo das empresas.

De realçar a apresentação de programas de desenvolvimento e respetivos planos de investimentos estruturantes até 2017 (ex. em infraestruturas: construção, energia, agricultura, industria e transportes); ainda o enquadramento dos programas angolanos nos programas regionais dos países da África Austral (ex. de estradas e do turismo); ou o networking entre os participantes (ex. o intervalo para almoço foi de duas horas, dando tempo para os participantes conversarem) e no fim houve uma prova de vinhos.

De sublinhar ainda o anúncio da realização de um seminário de promoção da província do Cuando Cubango como destino de investimentos, a realizar em Lisboa no dia 17 de Julho e que contará com a presença do seu Governador Provincial, General Higino Carneiro.

Considero que foi um bom e muito proveitoso evento e que contribui para aumentar os investimentos bilaterais. Muitos parabéns aos organizadores e a quem aderiu ao desafio. Valter Barreira – Portugal in “Oje”





Sem comentários:

Enviar um comentário