Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 6 de junho de 2015

União Europeia - Grafeno: o material maravilha do século XXI

Telemóveis dobráveis e transparentes, aviões mais leves, melhores retinas artificiais... Tudo e muito mais pode tornar-se realidade muito em breve graças ao grafeno. Eurodeputados e especialistas debateram os potenciais do material esta terça-feira, 2 de junho de 2015, em Bruxelas. “A ciência é a parte mais fácil. Para desenvolver a tecnologia, temos que saber que tipo de produtos são necessários e esta informação deve vir da indústria”, afirmou o Prémio Nobel da Física Konstantin Novoselov.



O que é o grafeno?

O grafeno é um material composto por uma única camada de átomos de carbono reunidos numa estrutura hexagonal. É o material mais fino alguma vez obtido (um milhão de vezes mais fino que o cabelo humano) e também o mais forte conhecido (duzentas vezes mais forte que o aço). É leve e flexível e um excelente condutor de eletricidade. Empilhado em camadas forma a grafite.

Em 2004 Andre Geim e Konstantin Novoselov desenvolveram um método simples para separar isolar o grafeno da grafite, método que lhes valeu o Prémio Nobel da Física seis anos mais tarde.

A União Europeia vai investir mil milhões de euros no desenvolvimento de tecnologias baseadas no grafeno nos próximos 10 anos, através do projeto Graphene Flagship, parte do programa Horizonte 2020. O objetivo é levar o grafeno dos laboratórios à sociedade.

Durante o seminário organizado pela unidade da Avaliação das Opções Científicas e Tecnológicas (STOA) os eurodeputados debateram as potenciais utilizações do grafeno com especialistas de vários setores, da energia à saúde e o seu impacto na economia e sociedade europeias.

“Precisamos de mais iniciativas como o programa de grafeno na área das ciências aplicadas e em cooperação com a indústria”, afirmou Jerzy Buzek, eurodeputado polaco do PPE e presidente da Comissão da Indústria, Investigação e Energia.

Para Novoselov presente no seminário “o resultado mais importante seria que a Europa mantivesse o investimento na inovação e produção. No final da próxima década (do programa), teremos que obter um novo grafeno – o próximo material maravilha.”

"A Idade da Pedra, do Bronze e do Ferro ficaram definidas pelos materiais que permitiram novas tecnologias. Podemos estar a entrar na Idade do Grafeno", afirmou Eva Kaili, eurodeputada grega do S&D e primeira vice-presidente da STOA no final da sessão. Comissão Europeia

Sem comentários:

Enviar um comentário