Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Macau - Mapas da Biblioteca Apostólica Vaticana em exposição

A Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau acolhe a partir de hoje, 29 de Julho de 2015, uma exposição dedicada à representação cartográfica de Macau onde serão expostas reproduções de mapas que pertencem ao acervo da Biblioteca Apostólica Vaticana.

A iniciativa insere-se no âmbito do segundo simpósio internacional dedicado ao estudo das representações cartográficas do território, que decorre até amanhã naquela instituição de ensino superior.

A primeira notícia sobre a existência de material de origem chinesa na Biblioteca Apostólica Vaticana remonta a finais do século XVI, a 1576-1577, quando Nicolas Audebert, viajante natural de Orleães copiou alguns documentos que lhe foram mostrados no Vaticano. Entre os documentos consultados pelo humanista francês esta um Alphabetum Idiomatis da China, como consta do seu diário de viagem, hoje pertença da Livraria Britânica. Audebert afirma no relato que a Biblioteca Vaticana conservava ainda muitos outros livros chineses, antes ainda de Matteo Ricci ter chegado a Macau e ter iniciado no território a sua missão de evangelização no Império do Meio. Desde então, e ao longo dos séculos, muitos outros documentos chineses chegaram à Biblioteca Apostólica Vaticana. In “Ponto Final” - Macau

Sem comentários:

Enviar um comentário