Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Macau – Novo curso de português na Universidade de São José

Com uma carga lectiva muito intensa, o novo curso da Universidade de São José terá a duração de um ano e pretende conferir aos alunos um “elevado nível” de proficiência para possam seguir estudos na área da língua portuguesa. Já o curso de Verão de Português terá a duração de duas semanas e vai acontecer entre 13 e 24 de Julho




















A Universidade de São José (USJ) vai lançar um curso intensivo de Português em Setembro. O programa, dirigido a alunos sem conhecimentos prévios de português e a maiores de 16 anos, terá a duração de um ano mas uma carga lectiva muito intensiva que pretende conferir aos alunos um “elevado nível” de proficiência na língua, afirma a vice-reitora da Universidade de São José (USJ), Maria Antónia Espadinha, em declarações ao JORNAL TRIBUNA DE MACAU.

A conclusão do curso permitirá aos alunos fazer um uso profissional da língua ou prosseguir estudos em áreas como a tradução, refere Maria Antónia Espadinha. “Será um curso muito intensivo para dar um nível avançado de português aos frequentadores. Vamos ver se haverá inscrições suficientes”, acrescenta Maria Antónia Espadinha.

Na nota de imprensa em que anuncia o lançamento do curso, a USJ diz que pretende contribuir para a formação de “talentos bilingues” com a fluência necessária e actualmente solicitada pelo Governo da RAEM.

Para além deste curso, a USJ tinha já anunciado o lançamento de um curso de Verão de Português, que vai acontecer entre 13 e 24 de Julho de 2015. Com 45 horas de aprendizagem, a carga lectiva será complementada com um “programa social e cultural” que pretende “envolver os alunos na cultura portuguesa” e “fazê-los vivenciar o ambiente multicultural de Macau e a herança portuguesa de Macau”.

Em Setembro vai também ser iniciado um Mestrado em Estudos Literários Lusófonos, uma formação justificada pela instituição pelo papel que tem sido desempenhado por Macau como uma “plataforma privilegiada para o diálogo intercultural entre a Ásia, a África e o Brasil”. “O programa de mestrado aborda a literatura em língua portuguesa através de uma perspectiva multidisciplinar e comparativa e como uma porta de entrada às dimensões culturais, políticas e sociais”, refere a instituição.

O mestrado dirige-se a estudantes que procurem “enriquecer os seus conhecimentos em literatura e cultura dos países de língua portuguesa” de forma a prosseguir uma carreira académica ou para desenvolver iniciativas humanitárias, culturais ou de negócio no âmbito do mundo lusófono”.

A USJ anunciou também recentemente que pretende lançar duas novas licenciaturas em estudos luso-chineses e sino-lusófonos, tendo em vista o emprego na área da tradução. Com uma estrutura distinta, as duas licenciaturas vão ter no entanto algumas cadeiras em comum, no âmbito das técnicas de tradução. André Jegundo – Macau in “A Tribuna de Macau”

Sem comentários:

Enviar um comentário