Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Nicarágua - Canal complementa a procura do comércio marítimo mundial

O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, afirmou que o canal que a empresa chinesa HKND pretende construir até 2020 não será uma ameaça para o Panamá, mas um complemento para a procura do comércio marítimo mundial. "O canal da Nicarágua não ameaça o Panamá, são esforços complementares, temos outras rotas exigidas pelo desenvolvimento do comércio mundial", disse Ortega depois de receber o novo embaixador do Panamá, Eddy Rodriguez.

Em 22 de dezembro de 2014, a empresa chinesa HK Nicarágua Desenvolvimento Invesment (HKND) inaugurou as obras preliminares para a construção de um longo canal 278 km que irá percorrer o lago Nicarágua, a maior fonte de água doce da América Central.

O projeto da Nicarágua, no valor de US$ 50 mil milhões tem como objetivo capturar 5% do comércio marítimo mundial (assim como Panamá) e se tornar um grande centro de logística global. Ortega acrescentou que a Nicarágua vai construir o seu canal depois de várias tentativas feitas ao longo da sua história e um século depois do Panamá abrir a primeira rota através de um canal na região.

O administrador do Canal do Panamá, Jorge Quijano, declarou no ano passado à AFP que a América Central não tem condições para dois canais. A HKND argumenta, contudo, que o crescimento do comércio entre a Ásia, os EUA e a América Latina e a tendência para a construção de navios de maior porte justifica a existência de um segundo canal na região. De acordo com o Panorama, Ortega admitiu que o impacto ambiental e social do canal da Nicarágua foi fundamental para avançar com a obra, sem dar mais detalhes ou falar sobre as críticas feitas por grupos ambientais, ou os protestos realizados por milhares de agricultores ameaçados de expropriação.

Ortega apenas afirmou que o relatório de impacto ambiental elaborado pela consultora britânica Environmental Resources Management (ERM) que a HKND lhe entregou em 31 de maio de 2015 levou em conta as recomendações feitas pela Ramsar, a agência da ONU que trabalha para a conservação das zonas húmidas.

A Nicarágua garantiu a concessão para a HKND, com sede em Hong Kong em Junho de 2013, por um período de 50 anos renováveis ​​por um período similar. In “Container Management” – EU América

Sem comentários:

Enviar um comentário