Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Portugal - Observatório de Avifauna do Outeiro

Situado num recanto paradisíaco, no meio do silêncio, das flores e da paisagem deslumbrante do Tejo, este é mais um local edílico do concelho de Gavião. Localizado junto à localidade de Outeiro, próximo da A23 e a poucos minutos do Museu do Sabão, em Belver, ou da inigualável praia do Alamal.

A localização do Centro de Observação de Avi-Fauna do Outeiro é particularmente interessante pela ampla vista que a partir daquele local se tem sobre o Vale do Tejo. É também interessante pelas várias formações rochosas e em particular pelas suas fragas, tão apreciadas pelas aves de rapina para nidificar.

Conta com diferentes habitats distintos, entre eles: matos (matos), zonas húmidas (cursos de água), áreas rochosas falésias/fragas rochosas), zonas artificiais (terra arada; plantações florestais).

Localizado a 30 KM a jusante da "IBA (IMPORTANT BIRD AREA)" de Portas de Ródão e Vale do Mourão, tomemo-la como referência em termos do potencial deste Centro de Observação. Este sítio alberga a maior colónia de Grifo exclusivamente em território nacional e também outras espécies rupícolas ameaçadas, como a Cegonha-preta e a Águia Perdigueira.

Chasco-preto
Ainda é possível encontrar o cada vez mais escasso Chasco-preto.

Se é adepto do birdwatching ou gosta simplesmente de apreciar a paisagem natural, o Observatório de Avifauna do Outeiro é um local a visitar. In “Município do Gavião” - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário