Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Portugal – Professor universitário recebeu Prémio Lagrange

Luís Nunes Vicente, professor catedrático no Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra, acabou de receber o Prémio Lagrange, atribuído conjuntamente por duas destacadas sociedades científicas internacionais, a SIAM (Sociedade de Matemática Aplicada e Industrial) e a MOS (Sociedade de Optimização Matemática).

O Prémio Lagrange é atribuído, de três em três anos, desde 2003, a «trabalhos fora de série na área da Otimização Contínua, que se distingam pela sua qualidade matemática e originalidade».

Em 2015 o prémio foi concedido pelo livro “Introduction to Derivative-Free Optimization”, publicado em 2009 por Nunes Vicente e dois coautores, Andrew R. Conn (IBM Research) e Katya Scheinberg (Universidade de Lehigh).

O prémio foi entregue, no dia 12 de Julho de 2015, na cerimónia de abertura do XXII Simpósio Internacional de Programação Matemática, perante mil e quinhentos congressistas.

Joseph-Louis Lagrange foi um dos matemáticos mais influentes do século XVIII. São vários os resultados matemáticos ainda hoje conhecidos pelo seu nome, do teorema do valor médio ao método dos multiplicadores, este último muito utilizado precisamente em Optimização Contínua.

No tópico do prémio, a Otimização Sem Derivadas, Nunes Vicente e os seus coautores têm procurado «desenvolver e analisar algoritmos inovadores para a solução de problemas de otimização onde é escassa, ou de ordem baixa, a informação disponível sobre as funções envolvidas. Este tipo de problemas surge frequentemente aquando do desenvolvimento de protótipos em engenharia e ciências aplicadas, onde as funções a otimizar resultam de simulações computacionais. A monografia premiada é uma síntese inovadora das técnicas matemáticas subjacentes à análise destes algoritmos».

O Professor Nunes Vicente doutorou-se na Universidade de Rice, em Houston, em 1996, enquanto bolseiro Fulbright. Tem desenvolvido o seu trabalho a partir de Coimbra, onde é catedrático desde 2009. Foi investigador convidado da IBM Research e da Universidade do Minnesota em 2002/2003 e da Universidade de Nova Iorque em 2009/2010. Colabora regularmente com o centro CERFACS e a escola de engenharia INP de Toulouse na qualidade de cientista sénior convidado.

É autor de mais de uma centena de trabalhos e editor de diversas revistas científicas internacionais de matemática. O seu trabalho tem alcançado significativa visibilidade internacional, expressa em dezenas de artigos publicados em revistas de impacto elevado, milhares de citações aos seus trabalhos e inúmeras palestras plenárias em congressos internacionais. In “Universidade de Coimbra” - Portugal

Páginas do Prémio Lagrange:



Curriculum Vitae de Luís Nunes Vicente: aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário