Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 8 de agosto de 2015

Portugal - Investigadora da Universidade de Coimbra premiada

Andreia Guerreiro foi premiada numa conferência mundial de computação evolutiva, pelo seu trabalho para o desenvolvimento de software inteligente de apoio à decisão para optimizadores de múltiplos objectivos evolutivos.


Uma aluna de doutoramento Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), Andreia Guerreiro, teve o seu estudo premiado como melhor trabalho, ou “Best Paper”, na Genetic and Evolutionary Computation Conference (GECCO), realizado em Madrid, Espanha. “A investigação, realizada no âmbito da sua tese de doutoramento, consistiu em desenvolver uma tecnologia informática inteligente de apoio à decisão em optimizadores multi-objetivo evolutivos (software desenvolvido com inspiração em processos da natureza que procuram encontrar as melhores soluções para problemas de optimização com vários objectivos em conflito)”, descreve um comunicado da universidade.

Na prática, explica a nota, o algoritmo desenvolvido permite aos optimizadores, seleccionarem algumas soluções de todas as soluções geradas em cada passo, de forma rápida e inteligente, com base no indicador de hipervolume (um indicador usado na optimização multi-objetivo para avaliar a qualidade de conjuntos de soluções). A investigadora do Centro de Informática e Sistemas (CISUC) sustenta que estas ferramentas “são de elevada importância para resolver problemas da indústria como, por exemplo, a optimização da asa de um avião”.

Com efeito, podem ter inúmeras formas diferentes, com implicações nas emissões de gases ou velocidade máxima das aeronaves, sublinha. “Em problemas como este, é fundamental encontrar as melhores soluções no menor tempo possível uma vez que pode não ser admissível para uma empresa esperar semanas ou meses para obter uma boa solução”, afirma.

Andreia Guerreiro esclarece ainda que “os optimizadores evolutivos têm várias componentes que são críticas para seu desempenho a nível da qualidade das soluções encontradas e do tempo necessário para as encontrar”. E na sua visão «a selecção com base no hipervolume é uma componente que contribui positivamente para a qualidade das soluções encontradas”. Contudo “os optimizadores que usam este tipo de selecção fazem-no de forma lenta e limitada” assinala.

Assim, a solução desenvolvida “incidiu num novo algoritmo para fazer esta selecção baseada no hipervolume, conseguindo escolher de forma muito mais rápida um conjunto diversificado das melhores soluções tendo em conta os vários objectivos traçados pela empresa”, defende. In “ComputerWorld” - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário