Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Internacional - XXIV Congresso Latino-americano de Portos


Com a presença do Ministro dos Transportes do Chile, Andrés Gómez-Lobo, teve lugar o lançamento do XXIV Congresso Latino-americano de Portos que se realizará em Arica, Chile, entre 30 de novembro e 3 de dezembro de 2015.

Participaram do encontro com o Ministro o Presidente do Diretório de Porto Arica, Francisco Javier González Silva; o Coordenador para a América Latina da Associação Americana das Entidades Portuárias (AAPA), Rafael Díaz-Balart; a Coordenadora Internacional do Congresso, Zulma Dinelli e o Ex-presidente da Delegação Latino-americana da AAPA e atual Presidente de Porto Valparaíso, Raúl Urzúa.

Durante a reunião, o titular dos Transportes pôde conhecer os avanços do congresso, para o qual já têm confirmada sua participação os executivos de mais de 20 portos, entre eles destacam-se todos os terminais públicos do Chile e os mais importantes dos Estados Unidos, do México, da Argentina, da Colômbia, do Equador, do Panamá e do Peru, entre outros países.

No final do evento, o Ministro Gómez-Lobo confirmou sua participação no painel inaugural do programa de conferências e destacou a importância do encontro para gerar debate em torno aos desafios da indústria portuária.

“Este evento é muito importante para o país. É muito importante dividir as experiências, as projeções na área logística e portuária em particular, assim que com muito prazer confirmei minha participação neste evento que vai reunir a mais de 400 delegados das autoridades portuárias desde Alasca até Magalhães. É um evento muito importante para o futuro portuário do nosso país”, destacou Gómez-Lobo.














Por sua vez, o Presidente de Porto Arica, Francisco Javier González Silva, firmou que o Congresso da Associação Americana de Autoridades Portuárias se constitui numa “grande responsabilidade” e em todo um desafio que irá testar à totalidade da região que já leva um ano preparando-se junto ao porto para receber às delegações.

“Esta é uma grande honra, um tremendo privilégio e uma grande responsabilidade. Este é um evento que não só vai ser desenvolvido em Arica, mas também vai ter uma cobertura nacional e vamos poder mostrar a região e o país, a discussão dos temas que estão a ser analisados nesta indústria e também teremos a possibilidade de ouvir a líderes de opinião e especialistas que vêm a esta conferência que dura quatro dias”, afirmou.

Díaz-Balart recordou que a Sustentabilidade -eixo temático principal do Congresso-, é uma das áreas onde o Porto de Arica é líder, portanto poderá mostrar sua experiência e as políticas aplicadas para gerar desenvolvimento sustentável na indústria.

“O Chile forneceu membros muito importantes à associação. O Chile é líder a nível mundial na indústria portuária e temos visto um grande interesse, não só dos sócios da AAPA, senão a nível internacional, de poder participar neste congresso”, assegurou Díaz-Balart.

“Os principais portos do hemisfério, tanto dos Estados Unidos e do Caribe, quanto do resto da América Latina, vão ver-se representados e também haverá membros participantes de fora do hemisfério. Uma grande parte do temário está relacionada à questão da sustentabilidade e também vamos observar os efeitos que traz a ampliação do Canal do Panamá, a mudança nas rotas comerciais marítimas e o impacto que tem não só nos portos chilenos, senão também no resto do hemisfério”, adiantou.

Além do Ministro dos Transportes, está confirmada a participação do titular de Obras Públicas, Alberto Undurraga, aos quais se somarão mais de 40 palestrantes de distintos países, mídia especializada e as principais empresas da indústria a nível internacional.

Para mais informações e inscrição, aceda aqui. Associação Americana das Entidades Portuárias 

Sem comentários:

Enviar um comentário