Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Moçambique – Disponíveis fundos para financiar PME’s

As pequenas e médias empresas (PME’s) nacionais vão beneficiar a partir do próximo ano de mais de 572 milhões de meticais para financiarem as suas actividades, promover a sua complementaridade aos megaprojectos e gerarem mais emprego, sobretudo para os jovens.

De acordo com Danilo Nalá, director-geral do Gabinete das Zonas de Desenvolvimento Acelerado (GAZEDA), parte considerável do dinheiro provem de um fundo destinado às pequenas e médias empresas que operam nas regiões cobertas pela iniciativa do vale do Zambeze e do “Corredor de Nacala”. A parte complementar, estimada em 44 milhões de meticais, será concedida pelo Gabinete de Apoio aos Pequenos Investidores (GAPI).

Os dados foram divulgados, há dias, durante a Conferência de Investidores de Nampula, que juntou na capital desta província mais de 300 personalidades em representação do Governo, homens de negócios moçambicanos e estrangeiros, académicos, políticos, entre outros.

O “Notícias” apurou que um dos objectivos que concorreu para a mobilização do fundo é a necessidade de dinamizar as actividades das pequenas e médias empresas nos domínios da agricultura em toda a sua cadeia de valor, bem como de outras geradoras de emprego e renda.

António Soto, do Gapi, explicou na ocasião que a falência das PME’s significa a criação de uma das principais premissas para a instabilidade social, económica e política, “situação que deve ser evitada a todo custo”.

“Cerca de 140 mil jovens procuram emprego anualmente no país. Este grupo de pessoas sem emprego pode a qualquer momento ser um factor de instabilidade social e política”, disse António Soto.

O anúncio da disponibilidade daquele montante para financiar as cerca de 361 PME’s que operam no país foi aplaudida pelos participantes da conferência, que decorreu sob o lema “Investimentos: Caminho para o Crescimento Socio-Económico de Nampula”.

Firmino Mucavele, docente universitário, também presente no evento, alertou ao empresariado para se organizar, sobretudo no que respeita à sua contabilidade, para poder ser elegível ao financiamento.

Segundo ele, a dinâmica da economia faz prever um aumento, nos próximos tempos, de pedidos de financiamento junto dos bancos comerciais por parte de operadores das PME’s. Carlos Tembe – Moçambique in “Jornal de Notícias”

Sem comentários:

Enviar um comentário