Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

São Tomé e Príncipe - Câmara Distrital de Água-Grande em prol de inclusão e desempenho escolar

São Tomé – O presidente da Câmara Distrital de Água-grande, Ekneyde dos Santos, anunciou, na passda quarta-feira, 23 de Setembro de 2015, a disponibilidade de sua instituição, apoiar todos os alunos carenciados dos diferentes níveis de ensino do distrito, visando promover a inclusão e o desempenho escolar, no sistema do ensino, em São Tomé e Príncipe, soube-se, no arquipélago.

O anúncio foi feito em circunstância da abertura da “Campanha de Solidariedade”, coordenada por Santos que contemplou com um lote de materiais didácticos aos 39 alunos necessitados da escola básica 12 de Julho, nas redondezas da capital do país, São Tomé.

A edilidade, por ocasião, assegurou que deslocou-se ao terreno, para melhor detectar directamente esses alunos, tendo em conta que “recebemos muitos pedidos dos pais, encarregados de educação e das escolas” mas por questão de transparência “entendemos que este trabalho deve ser feito no terreno, andando de escola em escola e de turma em turma”, explicou.

Tendo reconhecido fraco recurso dos pais e encarregado de educação, para suportar as despesas dos seus educandos com a educação, numa altura em que se regista no país a abertura do novo ano lectivo, 2015/2016, Santos instou as direcções das escolas a facultar o ingresso desses alunos, alegando que, pelo contrário, “estaríamos a excluir os mesmos de forma indirecta do ensino”, justificou.

De acordo com Santos, a primeira fase de campanha tem o propósito de munir todos esses alunos com os materiais didácticos e uma segunda fase com os uniformes escolar, “porque os aluno têm direito à educação”, exigência que se junta a do ministério de educação, cultura e ciência que nos últimos tempos vem exortando e zelando pela qualidade de ensino, no arquipélago.

Em promoção à inclusão e melhoria do desempenho escolar, de acordo ainda com essa edilidade, a Câmara Distrital de Água-Grande vai elaborar uma base de dados, com vista a registar “todos esses alunos que são mais carenciados”, para proporcionar, no próximo ano, mais melhoria na campanha que a directora da escola básica 12 de Julho, Idalina Carvalho, enalteceu, tendo alegado que os alunos que frequentam essa escola têm várias necessidades nomeadamente, a de bata, materiais didácticos, calçados e outros. In “Agência Noticiosa de São Tomé e Príncipe” – São Tomé e Príncipe

Sem comentários:

Enviar um comentário