Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

França – Novo porta-contentores CMA CGM Boungainville

O CMA CGM Bougainville, inaugurado esta semana em Le Havre pelo PR francês, é o primeiro navio preparado para transportar contentores “inteligentes”.


A tecnologia Traxens transforma os contentores normais em objectos conectados entre si, levando os sistemas de transportes multimodais para a era do Big Data. A Traxens é uma start up sediada, tal como a CMA CGM, em Marselha. As duas empresas iniciaram este projecto conjunto em Fevereiro passado.

Os contentores com o sistema instalado podem comunicar entre si e com o navio através de antenas. Os dados recolhidos são, então, enviados para a sede da CMA CGM através dos servidores da Traxens.

A informação em tempo real (em terra ou no mar) é relativa a itens como localização, temperatura, nível de humidade, vibrações, impactos, tentativas de arrombamento, estado do desalfandegamento, etc.

Além do impacto óbvio em clientes, companhias de seguros e alfândegas, esta tecnologia será ainda muito importante para o transporte a temperatura controlada e de bens perecíveis.

Com 400 metros de comprimento e 54 metros de largura, o novo “gigante” dos mares pode transportar 18 000 TEU, ou cerca de 200 mil toneladas de mercadorias, entre a Ásia e o Norte da Europa.

O CMA CGM Bougainville foi nomeado em homenagem ao navegador francês Louis-Antoine de Bougainville, que comandou a primeira viagem oficial de circum-navegação francesa, no século XVIII.

Apesar ser “gémeo” dos outros navios de 18 000 TEU já operados pela companhia gaulesa, o CMA CGM Bougainville assume-se como o maior porta-contentores do mundo com pavilhão francês. Construído nos estaleiros sul-coreanos da Samsung Heavy Industries, foi entregue a 25 de Agosto, sendo de imediato alinhado no serviço FAL1. In “Transportes & Negócios” - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário