Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Luxemburgo – Proíbe cultivo de milho transgénico


O Luxemburgo proibiu o cultivo de milho e de outros organismos geneticamente modificados (OGM), tal como 15 outros Estados-membros, mas não Portugal.

Os países da União Europeia tinham até 3 de Outubro para decidir sobre o plantio de OGM, ao abrigo de uma directiva publicada em Março que cria a possibilidade de cada Estado-membro restringir ou proibir o cultivo de transgénicos no seu território.

Em 2009, o Grão-Ducado tinha já optado por proibir o cultivo do milho MON810, produzido pela Monsanto, ao abrigo de uma cláusula de salvaguarda europeia. Agora, o ministro da Agricultura e as ministras da Saúde e do Ambiente notificaram a Comissão Europeia da intenção de proibir a cultura de milho MON810, já autorizada na Europa, e também dos tipos 1507, BT11 e GA 21, a aguardar autorização.

Quinze países da União Europeia, incluindo a França, o maior produtor de milho europeu, notificaram a Comissão Europeia da intenção de banir o cultivo de culturas transgénicas, uma decisão que "representa 63% da população e 66% da terra arável da UE2", segundo a Plataforma Transgénicos Fora, que criticou o Governo português por "perder o comboio da Europa" na abolição de OGM.

Em comunicado, a associação portuguesa, formada por onze entidades não-governamentais ligadas ao ambiente e agricultura, lamenta que Portugal tenha perdido a "oportunidade de repensar e discutir a agricultura e agir juntamente com estes países pela proibição do seu cultivo".

A plataforma sublinha que já "não são só alguns grupos de pressão a desconfiar das avaliações de segurança realizadas pelas autoridades europeias", mas que se trata da "maioria dos governos da UE" a afirmar "claramente que não quer OGM no seu território".

"Se os gigantes da produção de milho na Europa como a França, a Itália, a Hungria, a Polónia e a Alemanha estão a dizer não aos transgénicos, será que Portugal não deveria também reavaliar a sua posição e agir no sentido de melhor proteger os seus interesses?", pode ler-se no comunicado.

A plataforma argumenta que "não só se acumulam cada vez mais evidências do impacto negativo" dos transgénicos "no ambiente, na saúde, na agricultura, na economia e no desenvolvimento sustentável", como "nem sequer têm agradado aos produtores portugueses: ao fim de dez anos de cultivos os OGM estão bem abaixo dos 10% da área total de milho cultivada a nível nacional".

Em 2014, o último ano para o qual estão disponíveis estatísticas, o milho transgénico ocupava 6,3% do total da área dedicada ao milho em Portugal, segundo dados da organização. In “Contacto” - Luxemburgo

Sem comentários:

Enviar um comentário