Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 11 de outubro de 2015

Moçambique – Festival Literário da Matola

As escritoras brasileiras, Rosália Diogo e Madu Costa, são já uma presença certa para a primeira edição do Festival Literário da Matola, Literatas 2015


Ungulani Ba Ka Khosa
A par das presenças confirmadas dos escritores Ungulani Ba Ka Khosa, Calane da Silva, Filimone Meigos, Sangare Okapi, Carlos Paradona, Juvenal Bucuane, Fátima Langa, Jorge Oliveira e Matiangola, o Festival Literatas, uma realização do Movimento Literário Kuphaluxa em parceria com o Conselho Municipal da Matola, com a produção da SóArte Media, tem agora confirmada a participação do Brasil que será representado pelas escritoras mineiras.

Madu Costa de Belo Horizonte, Minas Gerais é professora, pedagoga Arte educadora, escritora e contadora de histórias, esta não será a sua primeira presença em Moçambique.

No Festival Literatas, além de participar em mesas literárias, vai contar histórias e lançar o seu mais recente livro “Embolando Palavras”.

Por sua vez, Rosália Diogo, também de Belo Horizonte, já conhecida por parte do público amante das artes moçambicano, possui graduação em Jornalismo, mestrado em Psicologia Social. É doutora em Letras/Literatura. É pós-doutora em Antropologia Social pela Universidade de Barcelona. É professora titular da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Secretaria Municipal de Educação, SMED. Conselheira do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial. É curadora do Festival de Arte Negra/2015.
 
No Literatas, Diogo vai participar em mesas literárias com escritores e artistas moçambicanos.

Neste momento a organização está a finalizar a programação que poderá se tornar pública dentro de dias antes do festival. Para já, está igualmente a encerrar a inscrição de livrarias, editoras e outras instituições interessadas em expor e vender livros no Festival.

O Festival Literatas tem lugar nos dias 23, 24 e 25 de Outubro próximos no Posto Administrativo Municipal da Machava–Sede, no recinto da estátua do Presidente Samora Machel.
O evento, que é patrocinado pela Cooperação Suíça, Aeroportos de Moçambique e a 2M, contempla várias actividades, desde uma grande feira de livro, debates com escritores, lançamentos de livros, actividades para a infância, feira de gastronomia, instalação de pintura, oficinas de criação, teatro e recitais de música e poesia. In “Rádio Moçambique” - Moçambique

Sem comentários:

Enviar um comentário