Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 24 de outubro de 2015

Moçambique – Produção nacional agrícola chega a Maputo

O Mercado Grossista do Zimpeto, na cidade de Maputo, regista, nos últimos dias, a entrada acentuada de produtos frescos produzidos localmente. O cenário contraria a anterior tendência em que o abastecimento era assegurado apenas por produtos importados.

A produção nacional está a melhorar a disponibilidade e o maior ganho, segundo os gestores daquele mercado, é a redução dos preços, a maior dos últimos três anos.

O “Notícias” constatou no local que o preço do tomate nacional varia de 50 a 250 meticais a caixa de 20 quilogramas, contra os anteriores 300 a 600 meticais do produto importado.

A batata é comercializada a preços que variam de 140 a 200 meticais e a cebola a um preço que varia de 120 a 180 meticais o saco de dez quilogramas.

Produtos frescos como tomate, cebola e batata reno, que actualmente estão a ser comercializados naquele mercado, provêm das farmas nacionais nas regiões de Chókwè e Chibuto, na província de Gaza, da Moamba e Catuane, em Maputo, onde decorre a fase de colheita.

Moisés Covane, administrador do Mercado Grossista do Zimpeto, referiu que neste momento a importação de tomate, cebola e batata-reno, da vizinha África do Sul, está praticamente interrompida porque os produtores nacionais estarão em maior expressão nos campos de colheita e abastecem plenamente o mercado.

“Os produtores estão a produzir e neste momento já começaram a fornecer em grande escala o nosso mercado. Informaram-nos que nos próximos tempos receberemos mais camiões provenientes dos principais centros de produção de tomate”, disse Covane.

Segundo Covane há igualmente promessas de, nos próximos dias, incluindo o período das festas do Natal e do fim-de-ano virem a ser de alta, desde que não se registem altas precipitações, pois há sinais de muita produção.

O nosso interlocutor acrescentou que nos últimos tempos aquela feira comercial tem recebido em média 100 camiões de tomate, cebola e batata, por dia, número que considera mais que suficiente para abastecer um mercado grossista.

Moisés Covane acrescentou que outros produtos dos mais procurados naquele mercado como repolho, cenoura, feijão-verde, alho e beterraba provêm da cintura verde das cidades de Maputo e Matola. In “Jornal de Notícias” - Moçambique

Sem comentários:

Enviar um comentário