Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Portugal – Eleições legislativas 2015, quando não há milagres…

Depois de escrutinadas 3092 freguesias e 23 consulados e de tanta polémica envolvendo os resultados eleitorais, importa analisar quantos votos afinal teve cada partido com assento na Assembleia da República.

As dúvidas apresentam-se ao eleitorado sempre que são formadas coligações, constituídas para um melhor benefício resultante do método de hondt. No passado dia 04 de Outubro várias coligações apresentaram-se a sufrágio, mas interessa observar a tradicional “CDU” que engloba o PCP e os Verdes e a novel coligação “Portugal à Frente” composta pelo PPD/PSD e CDS/PP.

Enquanto o PS obteve 1 747 685 votos, quantos sufrágios é que efectivamente o PSD, que concorreu isoladamente nos Açores e Madeira, alcançou na coligação conjunta com o CDS?

A CDU que registou 445 980 votos, quantos pertenceram ao PCP?

Na realidade as coligações são constituídas para enfrentarem um acto eleitoral e depois, consoante os resultados, é que se avança para uma aliança de governo ou de oposição, ou os partidos seguem por caminhos distintos. Enquanto no caso da CDU, PCP e Verdes seguem percursos na Assembleia da República independentes, embora com posições idênticas na maioria das matérias, no que se refere à coligação “Portugal à Frente”, no passado dia 07 de Outubro, três dias depois das eleições, os partidos integrantes, PSD e CDS avançaram para um acordo de governo, fundamentados que tiveram mais votos e por isso o direito de governar.

Sabemos já quantos votos teve o PS, mas o PSD afinal quantos teve, 2 086 165? Não, esse número corresponde à coligação “Portugal à Frente” mais os votos do PSD e CDS na Madeira e Açores, neste último caso, incluindo os votos do PPM coligado com o CDS. Então a questão que paira no ar é quantos votos teve PSD e CDS?

O único cálculo possível é calcular o número médio de votos que cada coligação obteve por deputado eleito, depois multiplicar pelo número de deputados de cada partido e assim saberemos quanto de um total pertence a quem.


Foi o que fizemos e apresentamos agora aos nossos leitores para tirarem as devidas ilações. Baía da Lusofonia  


1 comentário:

  1. uma leitura interessante para estes dados, é que o CDS-PP pode ter um significado relativamente semelhante ao PEV

    ResponderEliminar