Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Portugal - Novo navio de Investigação

Chegou a Lisboa, no passado dia 22 de Outubro de 2015, o novo Navio de Investigação do Estado Português designado “ MAR PORTUGAL”. Este navio foi adquirido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA, I.P), após um concurso público internacional, pelo valor de 7,9 M€ no âmbito do Mecanismo de Financiamento do Espaço Europeu, programa EEA Grants operado, neste particular, pela Direção Geral de Política do Mar. O Navio anteriormente designado “Kommandor Calum”, tinha bandeira do Reino Unido e era pertença da companhia Escocesa Hays Ships.

O navio encontra-se atracado em Alcântara na Doca do Espanhol e foi neste lugar que se deu à passagem da Bandeira do Reino Unido para a Bandeira Portuguesa e a pintura do novo nome: “MAR PORTUGAL” no casco.









O Navio inicialmente construído como navio de defesa e salvamento submarino foi convertido em 2013, pela Hays Ships, como navio de investigação e “survey” para águas profundas seguindo os padrões mais exigentes da indústria, apresentando um certificado de classe emitido pela Loyds. Na conversão foram modificadas e construídas acomodações segundo as normas da Maritime Labour Convention e adicionados, um sistema de posicionamento dinâmico (DP), aparelhos de força, gruas e pórticos, bem como compressores para sistemas de sísmica de reflexão, tornando-o um navio particularmente orientado para operações de geofísica e operações com veículos remotos. Desde a conversão tem operado a uma escala global. Em 2014 navegou no ártico russo, no mar do norte, no Atlântico e no Mediterrâneo.  

O Navio tem 75 m de comprimento por 15 m de largura, apresenta um calado de 4,5 m. Tem lugar para 30 investigadores e equipas técnicas e 16 tripulantes e tem uma autonomia de 40 dias. Na configuração atual está capacitado para a realização de operações geotecnia marinha, oceanografia, operação com ROV’s (“remotely operated vehicles”) e levantamentos geofísicos.

Inicia-se agora a segunda fase do projeto que envolve a transformação do navio para permitir operações de pesca de arrasto, construção de um laboratório seco e um túnel de congelação e envolverá o lançamento de um novo concurso internacional. O projeto no valor total de aproximadamente 13 M€ estará concluído no decurso de 2016.  Instituto Português do Mar e da Atmosfera - Portugal

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