Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

São Tomé e Príncipe – Exploração de petróleo

São Tomé - A norte-americana Kosmos Energy adquiriu os direitos que a igualmente norte-americana ERHC Energy detinha sobre o bloco 11 da Zona Económica Exclusiva de São Tomé e Príncipe, anunciou segunda-feira em São Tomé o director executivo da Agência Nacional de Petróleo.


Em comunicado assinado pelo director Orlando Sousa Pontes, a Agência Nacional de Petróleo adianta que “a ERHC transferiu para a Kosmos Energy 100% dos direitos, interesses, responsabilidades e obrigações emergentes do contrato de partilha de produção no bloco 11 da Zona Económica Exclusiva de São Tomé e Príncipe.”

O comunicado adianta que a Kosmos Energy passou a ser a operadora do referido bloco com uma participação de 85% enquanto a Agência Nacional de Petróleo detém os restantes 15% em nome do Estado são-tomense.

Assinado em Julho de 2014, o contrato de partilha de produção conferia à ERHC Energy a isenção de pagamento de bónus de assinatura por gozar do direito de preferência na sequência de um acordo estabelecido com o Estado são-tomense em Maio de 1997.

O bloco 11 da zona económica exclusiva em São Tomé e Príncipe tem uma profundidade média de 2900 metros e cobre uma área de 8941 quilómetros quadrados, onde a ERHC Energy tinha anunciado pretender despender cerca de 100 milhões de dólares em actividades de prospecção.

Kosmos Energy é uma empresa independente de exploração e produção de petróleo e gás com sede em Dallas, Texas, Estados Unidos da América.

Além da zona exclusiva, São Tomé e Príncipe tem igualmente uma zona conjunta de exploração com a Nigéria, ao abrigo de um tratado político assinado em Fevereiro de 2011 que estabelece 60% de receita para os nigerianos e 40% para a parte são-tomense. In “Agência Noticiosa de São Tomé e Príncipe” – São Tomé e Príncipe

Sem comentários:

Enviar um comentário