Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

São Tomé e Príncipe – Visita oficial do presidente da Guiné Equatorial

O presidente da Guiné Equatorial, Obiang Nguema Basogo, iniciou ontem, 18 de Outubro de 2015, uma visita oficial de dois dias a São Tomé e Príncipe a convite do seu homólogo são-tomense Manuel Pinto da Costa.

Além de encontros com chefe de Estado são-tomense, o presidente da Guiné Equatorial, tem também audiências com o presidente interino da Assembleia Nacional, Levy Nazaré, e com o primeiro-ministro, Patrice Trovoada.

No quadro de reforço de laço de amizade e de cooperação, a visita de Obiang Nguema vem reanimar a vontade política dos dois Países no relançamento de intervenções bilaterais nos domínios de transportes, pescas e outros sectores de interesse comum.

Além da existência de interesse para cooperar nas áreas da agricultura, educação, e telecomunicações, as câmaras de comércio de ambos os países assinaram em 2012 um acordo visando investimento público em diferentes domínios de actividades.

A Guiné-Equatorial tem nos últimos anos, absolvido a mão obra são-tomense na construção civil por iniciativa privada de ambos os Estados, que haviam anunciado a existência de um bloco de petróleo comum numa zona marítima de sobreposição.

Neste sector, o presidente da Guiné Equatorial, Obiang Nguema Basogo, propôs a criação de uma empresa mista com S. Tomé e Príncipe para explorar o petróleo existente na fronteira marítima entre os dois países.

"Eu proponho que procuremos empresas que nos possam ajudar a explorar o petróleo que existe na fronteira comum. Podemos fazer o se chama de empresa mista entre São Tomé e Guiné Equatorial e dividir o produto da exploração desta grande bolsa que está na nossa fronteira comum", afirmou o presidente da Guiné Equatorial.

Sendo considerado um dos parceiros estratégicos de São Tomé e Príncipe, a Guiné-Equatorial de Teodoro Nguema teve apoio do Estado são-tomense para sua entrada como membro de pleno direito da CPLP, a comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Em finais de 2013 os dois países manifestaram o interesse de explorar em conjunto um bloco de petróleo que está numa zona marítima de sobreposição.

Desde meados dos anos 1990, a Guiné Equatorial tornou-se um dos maiores produtores de petróleo do sub-Saara, sendo considerado, o país com o maior produto interno bruto per capita do continente Africano, e o 69º do mundo. Com “Agência Noticiosa de São Tomé e Príncipe” / Baía da Lusofonia

Sem comentários:

Enviar um comentário