Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Timor-Leste - Fórum da Juventude da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

A capital timorense acolhe, entre 9 e 12 de Novembro de 2015, o Fórum da Juventude da CPLP. A iniciativa vai discutir os desafios que a globalização coloca aos jovens dos países que têm o português como língua oficial.

Um dos países mais jovens do continente asiático – Timor-Leste – vai servir de palco a uma iniciativa que vai debater o papel dos jovens como “novo paradigma para a transformação global”. O enunciado dá o mote ao Fórum da Juventude da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), agendado para a capital timorense, Díli.

O encontro, que reúne representantes de associações juvenis e estudantis dos nove países membros decorre entre 9 e 12 de Novembro, terminando no dia em que se assinala o 24.o aniversário do massacre de Santa Cruz.

A iniciativa pauta a estreia de Timor-Leste na organização de uma reunião da juventude da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. A organização do certame está a cargo do Conselho Nacional da Juventude de Timor-Leste, que tem previsto várias actividades durante os quatro dias pelos quais se prolonga o encontro.

Trata-se, explica a presidente do Conselho Nacional da Juventude timorense, Maria Soares Magno de ajudar a “manter e aprofundar os laços de amizade, cooperação, solidariedade e diálogo intercultural entre os jovens lusófonos”.

Ao mesmo tempo, a iniciativa procura responder “ao desafio da defesa e promoção dos direitos humanos, do desenvolvimento e da interdependência no espaço da CPLP”.

O Fórum da Juventude da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa arranca na segunda-feira, dia 8, com o primeiro-ministro timorense, Rui Maria de Araújo, e o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Leovigildo da Costa Hornai, a darem as boas vindas às delegações oriundas dos nove estados membros da CPLP.

Para 8 de Novembro está previsto um seminário em que será discutida os desafios inerentes à globalização, em termos de educação, de identidade cultural e do papel da mulher. No dia 10, decorre a Assembleia Geral do Fórum da Juventude e a Assembleia Geral Ordinária, onde se deverá discutir a chamada Declaração de Díli. O dia 11 está reservado para várias visitas à Presidência, ao Palácio do Governo, ao Parlamento, à Escola Portuguesa Ruy Cinatti e ao Arquivo e Museu da Resistência Timorense.

A 12, aniversário do massacre de Santa Cruz, está prevista uma marcha entre a Igreja de Motael e o cemitério onde as forças indonésias dispararam sobre dezenas de jovens timorenses. Para o mesmo dia está ainda agendada a leitura e assinatura da Declaração de Díli e as comemorações culturais do Dia Nacional da Juventude. In “Ponto Final” - Macau

Sem comentários:

Enviar um comentário