Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Portugal – Tecnológica Saphety ingressa no mercado da Malásia

A tecnológica Saphety, empresa do grupo Sonae, foi selecionada pela malaia Serunai para criar uma base de dados direcionada para o mercado Halal (que inclui artigos preparados segundo as orientações da lei islâmica). O negócio reforça a internacionalização da empresa portuguesa.

A Serunai Commerce SDN BHD – focada na melhoria das relações e da transparência entre os stakeholders do âmbito Halal à escala mundial – selecionou a tecnologia da Saphety para a sincronização dos dados mestre de produto e gestão dos ativos digitais através das soluções SyncCode e a SyncMedia.

A Saphety (soluções de troca eletrónica de documentos, otimização de processos de negócio e sincronização de dados entre empresas) refere em comunicado que o acordo celebrado com a Serunai, sediada na Malásia – país líder no desenvolvimento da indústria Halal – “é um passo estratégico no caminho da internacionalização da Saphety, devido ao enorme potencial do mercado malaio, assim como o papel relevante do país em toda a região do Sudoeste Asiático”. Nuno Fernandes, responsável pelo desenvolvimento de negócios internacionais para região EMEA & APAC da empresa do grupo Sonae, afirma na nota que “falamos de milhões de consumidores que exigem ter garantias no que concerne a fiabilidade da informação dos produtos que consomem”.

O documento indica que o acordo “representa um avanço estratégico no fornecimento de informação de produtos a toda a comunidade Halal, sob a marca Global Halal Data Pool (GHDP). Um serviço pioneiro em todo o mundo, cujo arranque se deu no mercado malaio, abrangendo milhares de empresas”. E adianta que o GHDP permite aos compradores e fornecedores de produtos e serviços Halal, tanto locais como internacionais, apresentar as suas empresas no mercado mundial. A ideia de criar uma base de dados para os negócios no âmbito Halal foi motivada pelo aumento da procura local e internacional por tais produtos, reforçando e facilitando a participação de pequenas e médias empresas no mercado global Halal (B2B e B2C).

A expressão Halal refere-se a um conjunto de produtos e comportamentos, que incluem alimentação e bens consumíveis, permitidos na religião islâmica. Inclui setores como a cosmética, a farmacêutica, o têxtil e até mesmo o financeiro. O mercado global Halal, com 1,8 mil milhões de muçulmanos, cerca de 23% da população mundial, e um valor estimado em cerca de 2,3 biliões de dólares (cerca de 2,1 biliões de euros) – excluindo o setor financeiro islâmico –, com tendência de crescimento a uma taxa anual estimada de 20%, representa uma indústria avaliada em 560 mil milhões de dólares por ano (à volta de 508 mil milhões de euros), tornando-o num dos segmentos de consumo de crescimento mais rápido em todo o mundo. Assim, explica a Saphety, para a quantidade de troca de informação e o potencial deste mercado, “era claramente necessária uma plataforma que fizesse a ponte entre os consumidores, retalhistas, fornecedores e entidades governamentais num único repositório de dados, assegurando, assim, em conformidade de todos os produtos ou serviços com os princípios Halal”. In “Portal da Liderança” - Portugal


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