Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Portugal - Universidade de Coimbra entre as 100 instituições de ensino superior mais influentes no mundo

A Universidade de Coimbra (UC) é a única universidade de língua portuguesa no top 100 do Wikipedia Ranking of World Universities (WRWU).

De acordo com o resultado, a UC ocupa a 98.ª posição num ranking que contempla uma lista com as 1025 universidades mais influentes do mundo, liderada pela University of Cambridge. Os resultados são publicados na revista do  Massachusetts Institute of Technology: MIT Technology Review.

Esta iniciativa, desenvolvida por investigadores da Université de Franche-Comté e da Université de Toulouse, em França, recorre a uma metodologia baseada na análise estatística independente dos artigos publicados em 24 edições da Wikipédia.

Através da aplicação de três algoritmos (PageRank, 2DRank e CheiRank) foi assegurada uma análise matemática do conhecimento acumulado na Wikipédia associado às instituições de ensino superior, permitindo assim identificar as universidades mais influentes no mundo. Os resultados obtidos têm um elevado nível de consistência com os que foram apresentados pelo ranking ARWU em agosto de 2015, comprovando assim a fiabilidade desta nova metodologia.

“Considerando que os rankings universitários são habitualmente mais favoráveis às instituições que publicam em língua inglesa, os resultados agora obtidos pela UC são notáveis e ilustram a influência mundial desta universidade ao longo de mais de sete séculos de história”, refere uma nota da UC enviada às redações.

“Esta avaliação vem reforçar o bom desempenho da Universidade de Coimbra nas edições de 2015 dos diversos rankings universitários internacionais” afirma a UC, realçando que “para além de marcar presença uma vez mais no top 500 dos mais conceituados (THE – Times Higher Education , ARWU – Academic Ranking of World  e QS WUR – QS World University Rankings ), a UC ficou ainda no top 150 da primeira edição do QS Graduate Employability Rankings (QS GER), tendo sido mesmo a melhor IES nacional”. In “Revista Port.Com” - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário