Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Macau - Rede online oferece aulas de Português, Espanhol e Chinês

José Pedro Farinha e Bernardo Mendia, fundadores da Federação Sino PLPE, querem facilitar a comunicação entre várias associações a um nível multi-sectorial através de uma rede de contactos online

Constituída no final de Março de 2015, a Federação Sino Países de Língua Portuguesa e Espanhola (Sino PLPE) está agora apostada em promover o intercâmbio linguístico via internet, oferecendo aulas de português e espanhol para empresários asiáticos e chinês para ocidentais, através de um programa online. Os países lusófonos e hispânicos eram o alvo prioritário inicial deste projecto, mas as necessidades de acesso ao mercado internacional por parte de associações de outros países africanos e orientais fizeram com que a Federação Sino PLPE estendesse a oferta a empresários asiáticos.

O objectivo da Federação passa por “promover sempre eventos, seminários, encontros, convidar as associações de vários países a participar em feiras e exposições para que consigamos atingir um nível de interacção” entre as diversas partes, salientou José Pedro Farinha, um dos fundadores da Federação Sino PLPE.

José Pedro Farinha e Bernardo Mendia decidiram sediar a Federação Sino PLPE em Macau, por entenderem que o território é o “melhor ponto de ligação” entre o Ocidente e o Oriente, desde logo pela posição que ocupa no mapa.

Cerca de um ano depois de ter sido formalmente criada, a Federação conta actualmente com oito dezenas de associados. “Ao fim de um ano ter 80 empresas associadas é um feito!”, considera José Pedro Farinha.

Reforçando o balanço positivo, Bernardo Mendia recorda, por sua vez, que o primeiro evento oficial da Federação Sino PLPE atraiu a participação de “pessoas da América Latina, do Brasil e muitos de África”.

De acordo com José Pedro Farinha, a Federação não tem quaisquer fins lucrativos. “Ganhamos dinheiro com as nossas empresas e não com a Federação”, assevera.

Entre as empresas e associações que aderiram à Sino PLPE, os dois empresários destacam a Associação de Estudantes Luso-Macaenses, a MAFFA (Macau Air Freight Forwarding (Logistics) Association), ou a AMICACHI (Associação de Amizade Cabo Verde-China), entre outras. In “Jornal Tribuna de Macau” - Macau

Sem comentários:

Enviar um comentário