Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 26 de março de 2016

Moçambique – Nampula estimula actividade agrícola

O governo de Nampula através da Direcção Provincial da Agricultura e Segurança Alimentar (DPASA), acaba de adquirir 53 tractores e suas respectivas alfaias para estimular a actividade agrícola naquela região norte de Moçambique.

Segundo informações facultadas a reportagem da AIM pelo sector da agricultura naquela província, os tractores serão distribuídos por todos os 23 distritos daquela província. O distrito de Ribàué foi pioneiro ao receber 10 tractores e suas respectivas alfaias, acto que teve lugar na terça-feira da semana corrente.

O director da DPASA, Pedro Dzucule, disse que para além de concretizar o projecto de agro-negócios traçado pelo governo daquela província, através da criação de centros de serviços agrários em diversos distritos, a aquisição dos referidos tractores faz parte da operacionalização da estratégia de mecanização agrícola.

Dzucule acredita que com a aquisição daquele equipamento, que servirá ao produtor em regime de aluguer, os camponeses vão aumentar significativamente a sua produtividade, cultivando uma maior extensão e, assim, reduzir a insegurança alimentar.

Sentimos que estamos a dar resposta as necessidades dos produtores no que toca a disponibilidade das máquinas para aumentarem as suas áreas de cultivo para produzirem muita comida, estamos também a contribuir para a mecanização agrícola e a nossa luta é de transitarmos do uso da enxada de cabo curto para uso da maquinaria para desenvolver a agricultura na nossa província, referiu.

Sobre o custo de aluguer do equipamento agrícola, Ângelo Campos Ferreira, da empresa Agro Busines Mozambique limitada, a companhia que ganhou o concurso para gerir os centros agrários daquela província, disse que ainda não foi definido.

Vamos definir a tarifa de uma forma democrática, envolvendo todos actores na área agrícola, para além da administração do distrito e da Direcção Provincial da Agricultura, mas o nosso propósito é de estabelecermos um preço aceitável para o camponês, frisou.

Para além de tractores, o sector da agricultura adquiriu quatro mil enxadas de cabo longo, para substituir o uso de enxadas de cabo curto.

Há dias, o governo de Nampula adquiriu e distribuiu para todos distritos daquela província 180 motobombas para estimular a produção de hortícolas e reduzir as elevadas taxas de desnutrição naquela província.

Com uma população estimada em cinco milhões de habitantes Nampula é a província com o maior número de habitantes em Moçambique, a maioria dos quais sobrevive com base a agricultura. A província também possui cerca de 4,5 milhões de hectares de terra arável. Albino Abacar – Moçambique in “Agência de Informação de Moçambique”

Sem comentários:

Enviar um comentário