Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 22 de março de 2016

Portugal – Empresa estreia barco movido a energia solar

Uma jovem empresa de construção naval de Olhão, distrito de Faro, estreou com sucesso, o primeiro barco eletrossolar de uma linha de produção em série a pensar na exportação para todo o mundo.

“Correu excelentemente, dentro das nossas expetativas, e [o barco] atingiu a velocidade esperada apenas com a ajuda da energia solar”, disse à Lusa Jorge Severino, sócio e responsável pelo desenvolvimento e pela produção do Sun Concept.

O barco, lançado à água numa rampa ao lado das docas de Olhão, tem sete metros de comprimento, 2,4 metros de largura e dois motores elétricos ligados a baterias escondidas dentro da embarcação, alimentadas por seis grandes painéis solares que lhe dão um ar futurista. As baterias permitem ainda uma autonomia de oito horas de navegação noturna.

“O sol é uma energia que temos em grande quantidade e podemos utilizar de forma perpétua”, explicou Jorge Severino, acrescentando que a ideia inicial era apenas produzir barcos de recreio, mas que rapidamente se deram conta de que podiam também construir barcos a pensar noutras atividades.

O primeiro barco produzido tem capacidade para oito pessoas, mas dois outros modelos já estão a ser desenvolvidos. Um será destinado à atividade marítimo-turística, com lotação para 14 pessoas, e outro será para atividades profissionais, sobretudo a pensar nos mariscadores e viveiristas, com um porão aberto e de fácil acesso.

Um outro sócio da empresa, Manuel Brito, referiu que “a opção pelo desenvolvimento e produção de embarcações eletrossolares nasce da consciência da necessidade de redução do consumo de combustíveis fósseis, face ao impacto negativo na natureza e no aquecimento global, e da oportunidade de utilização com eficiência de energias limpas e renováveis/sustentáveis”.

“O futuro de grande parte do setor da construção naval passará pela adoção de embarcações eletrossolares, quer pela sua cada vez maior eficiência, pela inexistência de gastos com consumos e, especialmente, pela urgência da redução do consumo de combustíveis fósseis com as vantagens daí advenientes”, defendeu Manuel Brito.

A Sun Concept iniciou a sua atividade em maio de 2015 e os sócios investiram até agora cerca de 300 mil euros.

A empresa emprega atualmente 10 pessoas, essencialmente ligadas ao desenvolvimento de modelos e à preparação de moldes para produção, e prevê reforçar esta equipa com mais 10 pessoas para iniciar a produção em série de barcos, com uma previsão de construção mensal de três a quatro barcos. In “Portos e Navios” - Brasil


Sem comentários:

Enviar um comentário