Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Macau – Exposição de porcelana chinesa com toque português

A Casa Garden inaugurou, na passada quinta-feira, 28 de Abril de 2016, uma exposição intitulada “ChinAware” que reúne uma série de objectos em porcelana chinesa reinterpretados pelo designer Bruno M. Carvalho. A exposição ficará patente até ao próximo dia 29 de Maio.


Depois de dois meses na cidade da cerâmica imperial, em Jingdezhen, no âmbito de uma bolsa de curta-duração, Bruno M. Carvalho criou uma série de objectos, em porcelana, que culminaram no projecto “ChinAware”. A Casa Garden dá as boas-vindas à mostra que representa a “criação de design contemporâneo através de novas abordagens da disciplina, face às especificidades socioculturais e constrangimentos espácio-temporais”, indica um comunicado da Fundação Oriente.

A mostra segmenta-se em quatro projectos: “Barbowls”, “Imperial marker” “Pleasure cups” e “Classbowls”, num total de 20 objectos em porcelana, criados a partir de 34 formas já existentes e que representam tipologias tradicionais chinesas, produzidas e comercializadas em pequenas fábricas porcelana utilitária. Além disso, a exposição vai complementar-se com fotografias e vídeos de enquadramento sociocultural, para explicar todo o contexto por detrás dos processos de criação.

Por isso, a exposição vai também revelar a “associação histórica nas relações sino-portugueses”. “Os objectos criados, foram motivados a partir de pormenores do contexto sociocultural da China actual”, que tiveram o toque especial do designer português.

Bruno M. Carvalho é licenciado em Design Cerâmica e desenvolve trabalhos que exploram a cultura material contemporânea em contextos geográficos e socioculturais específicos. In “Jornal Tribuna de Macau” - Macau

Sem comentários:

Enviar um comentário