Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 5 de julho de 2016

Macau – Cooperação com Timor-Leste na construção da Faculdade de Letras

No fecho da reunião da AULP, Alexis Tam apontou a língua portuguesa como uma “marca identitária” de Macau. De visita a Díli, o Secretário mostrou-se disponível para estreitar a cooperação com Timor-Leste, incluindo apoio à construção de uma Faculdade de Letras e no ensino de Chinês e Português, no quadro da criação de um centro de formação bilingue na RAEM

Com um legado de cinco séculos de língua portuguesa, Macau tem o Português como “marca identitária”, sublinhou Alexis Tam na sessão de encerramento do XXVI Encontro das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), realizado em Díli. Segundo uma nota do seu gabinete, o Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura apontou a língua de Camões como um dos “maiores instrumentos” dos países e regiões representados na AULP e assegurou que o Governo da RAEM tem vindo a cumprir os planos de promoção da língua portuguesa, sendo “visível o investimento” nesse domínio nas escolas e universidades locais, bem como no “reforço do diálogo” com instituições de ensino superior lusófonas e entre estas e as suas congéneres chinesas.

A política de reforço do investimento no ensino da língua portuguesa está ainda alicerçada no plano estratégico da China “Uma Faixa, Uma Rota”, referiu Alexis Tam, que também abordou a questão da mobilidade, tanto de docentes como de alunos, que foi um dos temas centrais do Encontro da AULP, cujos trabalhos foram liderados pelo presidente da associação, Rui Martins, vice-reitor da Universidade de Macau.

Durante a estadia em Díli, o Secretário encontrou-se com o ministro de Estado, Coordenador dos Assuntos Sociais e Ministro da Educação de Timor-Leste, António da Conceição, a quem manifestou total disponibilidade para desenvolver a cooperação bilateral em áreas como a educação, segurança social e cultura. Destacando a intenção de criar um centro de formação bilingue em Macau, enquanto plataforma entre a China e os países de língua portuguesa, Alexis Tam indicou que, nesse contexto, o território poderá ajudar os alunos de Timor-Leste a aprender Chinês e Português.

Segundo o governante, Macau poderá ainda apoiar o Governo de Timor-Leste na construção de uma Faculdade de Letras, “onde não só a Universidade de Macau poderá cooperar, como também o Instituto de Formação Turística, na formação de talentos timorenses na área da indústria turística”.

Relativamente ao turismo, Alexis Tam apresentou o plano de transformação do território num Centro Mundial de Turismo e Lazer, “outra área onde Timor-Leste poderá aprender com a experiência de Macau”, e garantiu que o Governo está disponível para receber mais alunos timorenses que pretendam estudar em Macau.

Por sua vez, António da Conceição considerou que “Macau seria um parceiro de excelência para elevar a formação de recursos humanos na área da educação, e com especial destaque, na investigação científica”, revela a nota oficial.

O Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura também foi recebido pelo Embaixador da RPC em Timor-Leste, Liu Hongyang, que fez votos para que Macau possa aproveitar as boas relações com os países lusófonos, bem como “assumir um papel activo no desenvolvimento de cooperação nas áreas do turismo, da cultura e da educação”. In “Jornal Tribuna de Macau” - Macau

Sem comentários:

Enviar um comentário