Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 30 de julho de 2016

Macau – Faltam tradutores bilingues






















Apesar de o Executivo ter trabalhado para colmatar esses problemas, “não podemos negar que, nalgumas áreas, existe sobreposição de funções e complexidade” que atrasam alguns processos, reconheceu Chui Sai On. O Chefe do Governo falava numa resposta a Chan Meng Kam que, durante o plenário da Assembleia Legislativa (AL) apontou o dedo à “lentidão dos processos administrativos” e ao facto de haver uma “redundância na estrutura dos serviços públicos”.

No entanto, garantiu o Chefe do Executivo, “o Governo tem dado atenção no sentido de resolver os problemas”. “Pretendemos reduzir os circuitos inter-serviços que podem levar a atrasos”, sublinhou. Outro dos problemas “urgentes” mencionados no seio da Administração foi a falta de tradutores bilingues, sobretudo numa altura em que Macau se pretende afirmar como plataforma entre os países lusófonos e a China.

A este propósito, Chui Sai On referiu o “reforço da cooperação financeira”, envolvendo mais instituições locais, de forma a atrair um maior número de pequenas e médias empresas. “O Secretário Lionel Leong vai liderar todos esses trabalhos. Como sabemos há falta de tradutores bilingues. Mesmo a nível interno, precisamos de 200 pessoas. Vai ser esta a nossa tarefa prioritária”. De recordar que em Abril o Chefe do Executivo, também na AL, tinha feito referência à necessidade de 126 tradutores.

A posição da RAEM enquanto ponte sino-lusófona “já tem um alicerce consolidado” e é reconhecido pelos países que constituem o Fórum para a cooperação entre a China e os países lusófonos, defendeu o Chefe do Executivo, em resposta a Cheang Chi Keong que questionou os resultados alcançados pela RAEM no âmbito do cumprimento do papel de plataforma.

Chui Sai On recordou a conferência ministerial deste ano que se realiza em Outubro, prometendo o reforço dos trabalhos para atrair mais pequenas e médias empresas. O Chefe do Executivo confirmou ainda que o evento será presidido por um governante de Pequim.

No âmbito da cooperação entre a China e a lusofonia, o Chefe do Governo destacou o “grande progresso” nas trocas comerciais entre o Continente e os países de língua portuguesa desde 2003, além de outras iniciativas como a criação de um fundo chinês para financiar projectos de desenvolvimento em países lusófonos.

O gabinete do Chefe do Governo confirmou esta semana que Chui Sai On vai a Portugal numa visita que tem início a 13 de Setembro. Esta é a sua segunda visita oficial a Lisboa. A primeira vez que visitou oficialmente Portugal foi em Junho de 2010, meses depois do início do seu primeiro mandato”.

A deslocação ocorrerá, assim, no mês anterior à V conferência ministerial do Fórum Macau, que realiza este género de eventos a cada três anos. Inês Almeida – Macau (com Lusa) in “Jornal Tribuna de Macau”

Sem comentários:

Enviar um comentário