Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 3 de setembro de 2016

CPLP - Rede Académica das Ciências da Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

O Politécnico de Coimbra vai integrar a direção da nova Rede Académica das Ciências da Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, que agrupa instituições de ensino de Portugal, Angola, Brasil e Cabo Verde





















A representação do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) é feita através da Escola Superior de Tecnologia da Saúde (ESTeSC), cujo presidente, Jorge Conde, vai ocupar o cargo de vice-presidente na nova Rede Académica, que realizou a sua primeira assembleia geral em Lisboa, na passada quinta-feira.

"O próximo passo é consolidar o que está feito, alargar a rede a outros países e outras instituições, e realizar uma primeira reunião magna aberta à participação da comunidade", relata Jorge Conde, que admite a que a Rede venha a crescer nos próximos seis meses com a adesão de novas instituições de ensino superior de países de língua oficial portuguesa.

Um das primeiras decisões da nova rede de ciências de saúde é realizar em Lisboa, em março de 2017, uma "reunião magna" que contribua para a partilha de conhecimento e de experiências nesta área.

"Um dos grandes contributos que a Rede Académica das Ciências da Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - RACS - CPLP traz ao debate é poder articular a formação e a prestação nas áreas da saúde, com vista a atingir o mesmo patamar de conhecimento nos vários países que integram a rede", explica Jorge Conde.

Ainda segundo este responsável, nos países africanos há necessidade de valorizar as outras áreas da saúde, para além da medicina e enfermagem, enquanto no caso de Portugal e Brasil "a mais valia prende-se com o confronto com novas formas de formação e aprendizagem, de que podem beneficiar".

Constituída com o objetivo de promover a formação e cooperação científica na área das ciências da saúde entre instituições do ensino superior e centros de investigação da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), a rede assume como dos pilares fundadores o valor da cooperação, tendo como finalidade "afirmar-se como um instrumento facilitador da congregação de interesses científicos e académicos na comunidade de países da CPLP".

São membros da rede o Instituto Superior Politécnico de Benguela (ISPB), Angola, o Instituto Superior de Ensino Celso Lisboa, Rio de Janeiro, Brasil, a Universidade do Mindelo, S. Vicente, Cabo Verde, a CESPU, Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, CRL, Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior, CRL, a Escola Superior de Saúde - Instituto Politécnico do Porto, a Escola Superior de Saúde do Alcoitão - Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra - Instituto Politécnico de Coimbra, e a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa - Instituto Politécnico de Lisboa. In “Diário Digital” - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário