Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 10 de setembro de 2016

Macau - Ensino do português é “projecto com prioridade” nas escolas

O ensino do português em Macau passa, a partir deste ano lectivo, a ser um “projecto com prioridade de apoio” no plano de desenvolvimento das escolas, segundo o primeiro Plano Quinquenal da cidade, hoje apresentado.

De acordo com o documento que fixa metas até 2020, que já tinha sido divulgado em Abril mas foi depois sujeito a consulta pública, sendo ligeiramente alterado, será definido um número mínimo de horas para as escolas particulares com cursos de português.

O executivo quer também aumentar o número de escolas com esta disciplina e o número de turmas de português ministradas através do ensino regular, “para maior generalização da língua”, um dos idiomas oficiais de Macau.

“Pretende-se estabelecer cooperação na área do ensino com Portugal e criar melhores condições para os estudantes que optem por continuar os estudos em Portugal”, diz o documento, definindo também o objectivo de aumentar o número de bolsas para o ensino superior de modo a apoiar “a frequência de cursos de língua portuguesa ou de tradução das línguas chinesa e portuguesa”.

No âmbito linguístico, o Plano Quinquenal fixa também o objectivo de “melhorar o nível dos professores” de mandarim. In “Ponto Final” - Macau

Sem comentários:

Enviar um comentário