Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Macau – Outubro mês da amizade entre a China e a Lusofonia

A data para o Festival da Lusofonia está marcada no calendário de eventos dos Serviços de Turismo, mas, o IACM e o IC ainda não se reuniram com as associações participantes para tratar dos preparativos. Algumas comunidades que já estão habituadas a estas demoras, já vão adiantando os preparativos, embora admitindo que este ano está tudo muito atrasado em termos oficiais o que afecta alguns aspectos dos seus trabalhos

Na página oficial da Direcção dos Serviços de Turismo (DST) consta que o Festival da Lusofonia este ano irá decorrer nos dias 21, 22 e 23 de Outubro. Ao contrário dos outros anos, contudo, ainda não houve uma reunião entre a organização e as associações dos países de língua portuguesa participantes no evento. Desde o ano passado, que a organização passou a incluir o Instituto Cultural (IC), além da Direcção dos Serviços de Turismo (DST) e do Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais (IACM). Surpreendido pela falta de informações, o Jornal Tribuna de Macau falou com as associações para saber como estão a correr os preparativos da 19ª edição do festival.

“Não tivemos qualquer reunião de trabalho com a organização. Sabemos que há, foi marcada a data, mas está um bocado atrasado por parte da organização do IC”, disse Helena Brandão, presidente da Associação dos Amigos de Moçambique, acrescentando que ainda não pode adiantar muitos pormenores. “Como todos os anos, vamos ter artesanato e algumas iguarias tradicionais. Vamos tentar representar Moçambique da melhor maneira possível e com algum custo, porque está tudo muito atrasado, mas não da nossa parte”, referiu.

Salientando que não espera novidades de maior em relação às associações, Helena Brandão destaca que apesar de ter em vista dois temas para a barraca tudo vai depender do momento em que a verba for entregue à associação. “Se chegar tarde utilizaremos o material que já temos, mas se chegar em Setembro pode ser que consigamos fazer uma coisa diferente”, frisou.

Ao contrário do Festival da Lusofonia, já foi realizada uma reunião de preparação para a Semana Cultural do Fórum Macau. Para este evento, a associação moçambicana vai apenas trazer um artesão porque os chefes de cozinha são rotativos, cinco profissionais a cada ano.

“Ele já esteve cá há três anos e como correu tudo muito bem e ele trabalha muito bem a madeira resolvemos trazer o mesmo. Aliás, a Associação de Artesãos de Moçambique é que indicou o nome e por acaso tinha sido um que Macau já conhecia”, afirmou.

Brasil já encomendou a “cachaça”

No mesmo sentido, Jane Martins, presidente da Casa do Brasil, disse que ainda não houve reunião com a organização. “Só sabemos das datas, por isso já começamos a preparar”, declarou, notando que é o 19º ano em que participa no fim-de-semana, por isso já sabe o que é necessário.

“Começamos a preparar tudo com antecedência para não haver correrias”, declarou a presidente brasileira, revelando que vão ser disponibilizados petiscos, como o cachorro quente brasileiro e já começaram a fazer os “salgadinhos” para congelar, porque são precisos em grandes quantidades.

“Também já encomendamos a cachaça e desenhamos a barraca. No ano passado, tínhamos frutas em homenagem à Cármen Miranda, mas este ano o tema vai andar em redor das árvores típicas do Brasil. Está tudo a ser pintado à mão, vai ser muito colorida”, garantiu.

Por outro lado, avançou que para a Semana Cultural o chefe convidado é o Chefe Lúcio do Sul do Brasil e o artesão é do Rio de Janeiro. “Não posso dar pormenores, a não ser que as mulheres vão adorar o artesanato”, acrescentou Jane Martins.

Barraca de Portugal será arrojada

No lado da Casa de Portugal, Diana Soeiro, porta-voz da Casa de Portugal (CPM) assegurou também que já estão a ser feitos preparativos, mas é necessário segredo.

“As pessoas ficam sempre na expectativa sobre o que é que vamos construir e as tendinhas, mas é surpresa. Só posso dizer que é arrojada, não é algo tão óbvio. Já tínhamos tido essa ideia há algum tempo e vamos tentar concretizar agora. Não nos queremos focar no óbvio, como o Galo de Barcelos ou o pastel de nata, nem Lisboa por isso vamos focar-nos noutras zonas de Portugal”, adiantou.

Como em “equipa vencedora não se mexe”, a CPM vai voltar a ter espectáculos de música com os artistas que normalmente colaboram com a Casa no Largo do Carmo. O artesão também já foi seleccionado e vem de Portugal de propósito.

No que diz respeito à Associação de Amizade Macau-Cabo Verde, o presidente Daniel Pinto conta que ainda nada está a ser feito. “Não temos nada em concreto. Ainda vamos reunir para delinear a estratégia para levar o festival a bom porto. Mas é quase uma questão rotineira, porque estamos habituados”, afirmou.

O Festival da Lusofonia de 2015 foi orçado em 2,4 milhões de patacas, menos 400 mil do que em 2014.

Contactado pelo Jornal Tribuna de Macau, o Secretariado Permanente do Fórum Macau garantiu que os preparativos para a Semana Cultural já estão a decorrer e a instituição está repleta de trabalho. Isto porque também tem a seu cargo a organização da 5ª Conferência Ministerial a realizar-se no território a 11 e 12 de Outubro, tornando este mês efectivamente o mês das relações entre a China e a Lusofonia.

Até lá, o IC também garantiu que as obras de remodelação da Casas-Museu estarão concluídas. Com a renovação o ambiente envolvente das casas será melhorado, graças à pintura das fachadas e reparação de janelas, mas também devido à optimização da iluminação. O orçamento das obras foi de cerca de 6,4 milhões. Liane Ferreira – Macau in “Jornal Tribuna de Macau”

Sem comentários:

Enviar um comentário