Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Portugal – Empresa alemã Eberspaecher investe em Tondela

O presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus, mostrou-se ontem satisfeito com a aposta do grupo alemão Eberspaecher no seu concelho, onde será instalada uma nova fábrica de tecnologia de escape, que irá criar 120 postos de trabalho no próximo ano. «Hoje é um dia marcante para o concelho de Tondela, o nosso futuro será de maior riqueza e prosperidade. Na passada segunda-feira, foi-vos dado conhecimento da importante vitória que alcançámos: vencemos um dos processos mais difíceis com que nos defrontámos, o que é motivo de enorme satisfação e orgulho para o nosso território», referiu.

Em conferência, José António Jesus revelou que o processo de negociação para a instalação desta nova unidade no concelho de Tondela decorreu ao longo dos últimos dois anos, sem que tivessem sido oferecidas condições diferentes das proporcionadas a outras empresas já instaladas. «A instalação desta importantíssima unidade industrial vem potenciar o desígnio que afirmámos para o nosso concelho. É por isso que consideramos este investimento como um dos mais relevantes realizados no nosso território nas últimas décadas», acrescentou.

No seu entender, a instalação desta nova fábrica vai fazer com que Tondela se torne «indiscutivelmente no concelho com maior potencial industrial instalado na região». «Com o investimento agora anunciado, nos próximos cinco anos o concelho de Tondela terá cerca de 1600 trabalhadores alocados só ao sector automóvel», acrescentou.

Ao longo do seu discurso, o autarca de Tondela recordou que o primeiro investimento do ‘cluster’ automóvel se realizou há 25 anos, com a instalação da Huf Portuguesa, seguindo-se a Avon e Brose; para além de contar ainda com empresas de outras áreas como a Labesfal (produtos farmacêuticos), Bodum, Gialmar, Interecycling, entre outras.

«Queremos fazer deste concelho o melhor para se investir e trabalhar, mas também desejamos que tenha a melhor oferta para a atracção e fixação de pessoas. Assim, estamos a construir um plano de dinamização do investimento imobiliário, para alargar o mercado disponível, diversificando a oferta para que se possa atrair e fixar um maior número de pessoas e famílias, acompanhando desta forma a nossa capacidade de atracção económica», concluiu.

500 colaboradores até 2020

O grupo alemão Eberspaecher avançou na segunda-feira que irá instalar na Zona Industrial do Lajedo, no concelho de Tondela, uma fábrica de tecnologia de escape, cuja produção deverá arrancar no início no terceiro trimestre de 2017.

A Eberspaecher fez saber que o novo edifício de produção e logística irá criar cerca de 120 postos de trabalho no local, até final de 2017, num total de 500 colaboradores até 2020.

A nova fábrica irá fornecer componentes de ‘Hot-End’ e ‘Cold-End’, para veículos a gasóleo e gasolina, a fábricas de construtores de automóveis europeus em Espanha, Portugal e no norte de Marrocos. Isto inclui sistemas de escape completos, filtros de partículas de gasolina e catalisadores. In “Diário de Coimbra” - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário