Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 22 de outubro de 2016

Austrália - Nota com 700 anos encontrada dentro de uma estátua

Um especialista em arte oriental estava a analisar uma estátua budista do século XIV quando, no seu interior, encontrou um verdadeiro tesouro: uma nota com 700 anos

À primeira vista era apenas um pedaço amachucado de papel, mas uma análise mais atenta revelou tratar-se de uma nota com 700 anos que remonta à dinastia Ming - época das primeiras impressões de moeda na China.

A descoberta foi feita por Ray Tregaskis, especialista de arte oriental da leiloeira australiana Mossgreen, quando avaliava a estátua budista indiana, que estará em leilão a partir de sexta-feira e até domingo.

"É a primeira vez - de que temos conhecimento - que uma nota é descoberta dentro de uma estátua budista", referiu Ray Tregaskis, citado pela CNN. "Ficamos surpreendidos, atónitos e depois de traduzir [o texto] ficamos muito excitados", confessou.

"É comum encontrar materiais como mantras, relíquias, grãos, incenso e pedras semipreciosas que foram colocadas dentro de estátuas de bronze por monges" explicou Luke Guan, outro especialista da leiloeira australiana. "Mas nunca ouvimos que alguém tenha descoberto dinheiro dentro de uma estátua de madeira", frisou. In “Jornal de Notícias” - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário