Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Portugal – Obras na linha férrea Sines – Caia previstas para 2017

O Governo prevê avançar, em 2017, com a nova ligação ferroviária de mercadorias Sines-Caia, disse hoje o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, prometendo a melhor solução para o contestado traçado em Évora

“Espero que, em 2017, uma parte desse investimento do corredor [Sines-Caia] já esteja no terreno, nomeadamente no troço mais perto da fronteira”, afirmou aos jornalistas o governante, no final de uma reunião de trabalho com autarcas do Alentejo.

O encontro, realizado na sede da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, em Évora, faz parte da iniciativa governamental denominada “Cinco Regiões, Mais Investimento”.

Considerando o projeto da ferrovia Sines-Caia “muito importante para o país”, o ministro referiu que a futura linha, com passagem por Évora, vai “dar mais competitividade” a Sines, “como principal porto para Madrid” e colocar as mercadorias portuguesas em Espanha e na Europa.

Questionado sobre o troço em Évora, que prevê atravessar a cidade e que tem sido contestado pelo município, partidos e população, Pedro Marques frisou que o Governo vai “perspectivar uma solução que venha a ter um bom acolhimento global”.

“Temos tempo e não precisamos de andar de forma apressada a escolher uma boa solução” para o traçado da linha junto a Évora, assinalou, referindo que o investimento vai ser desenvolvido ao longo dos “próximos quatro anos”.

O governante adiantou que o Governo e a empresa pública Infraestruturas de Portugal (IP) já estão a trabalhar com a Câmara de Évora (CDU) para que sejam escolhidas “soluções adequadas”, assegurando que as populações vão ser ouvidas sobre o assunto.

“No contexto dessa solução, ponderaremos o benefício para as populações, a competitividade para o transporte de mercadorias e os custos que estão associadas”, realçou.

Na sua página da Internet, a IP refere que o projeto do corredor ferroviário entre Sines e Caia inclui intervenções já concluídas, entre as quais a modernização do troço Bombel/Casa Branca/Évora, e outras em planeamento.

Entre as obras em planeamento, segundo a IP, está a ligação entre Évora e Caia, na zona raiana de Elvas, cuja contratação do projecto de execução está em curso, estando a conclusão da empreitada prevista para 2020 e a entrada em exploração em 2021. In “Transportes & Negócios” – Portugal

A linha férrea Sines – Caia pode ser uma oportunidade para os mais diversos negócios, principalmente para a costa do sudoeste alentejano.

É uma linha para o transporte de mercadorias entre o porto de Sines e o principal mercado espanhol, a região de Madrid e num futuro próximo uma boa ligação ferroviária ao mercado europeu, retirando a excessiva dependência do transporte de mercadorias rodoviário.

Quando se projecta infraestruturas como esta linha ferroviária há que privilegiar todas as sinergias com as restantes infraestruturas próximas, como é o caso do aeroporto internacional de Beja, que tem a única pista no continente com 60 metros de largura.

Este aeroporto poderá estar para o turismo alentejano como o aeroporto de Faro está para o algarvio. O Alentejo que representa um terço do território continental apenas tem proveitos na área do turismo de cerca de 3% do total nacional.

Uma linha férrea quando se constrói deve permitir a sua utilização em todas as suas valências, tanto mercadorias como passageiros, tendo a maior rentabilidade possível.

Não integrar o aeroporto de Beja no projecto desta linha férrea, permitindo a utilização desta unidade para o escoamento de mercadorias em trânsito para e da Europa ou para uma melhor acessibilidade dos turistas à costa alentejana e a outras zonas desta região, será uma oportunidade perdida, que o futuro encarregará de demonstrar. Baía da Lusofonia

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