Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Brasil - Quero prévias: um movimento para abrir as portas da política

Construir coletivamente a unidade em torno de um programa democrático para as eleições de 2018. Esse é o objetivo que milhares de pessoas reunidas no movimento “Quero prévias” apresentarão publicamente hoje, terça-feira, dia 8 de novembro de 2016.

A ideia é reunir partidos, movimentos, coletivos e as mais diversas organizações da sociedade civil, ao longo de 2017, num grande debate público que não apenas formule um programa, mas que também possa indicar um ou mais nomes com legitimidade social para enfrentar as eleições presidenciais de 2018.

Afinal de contas, de nada adianta um excelente programa sem um candidato que o vocalize, ou um ótimo candidato sem um programa que o sustente.

De acordo com as próprias palavras do “Quero prévias”, “o objetivo é contribuir com a reorganização das forças comprometidas com a democracia e a garantia de direitos, e assegurar a construção de um programa de governo que dispute as eleições presidenciais de 2018 e apoie o surgimento de novas lideranças nos processos eleitorais estaduais e municipais”.

O pressuposto é o de que o programa e o candidato escolhido nessas prévias terão uma sustentação social muito maior do que se a decisão tivesse sido tomada apenas por um conjunto de burocracias partidárias.

Contudo, sua importância vai além disso. Mais do que qualificar a própria escolha dos candidatos e programas, as prévias podem aproximar a sociedade dos partidos políticos, fortalecendo-os. E não é justamente isso o que mais precisamos?

Esse movimento vem sendo estimulado por muitas figuras públicas, como a economista Laura Carvalho, a ativista do Meu Rio, Alessandra Orofino e o cientista político Marcos Nobre, dentre tantos outros.

Há ali uma clara identificação com o que vem ocorrendo na Espanha com o Podemos, por exemplo. Isso fica nítido quando observamos a fuga de rótulos como “esquerda” ou “progressista”.

Como diz Pablo Iglesias, líder do Podemos, “nossa organização não é de esquerda, nem de direita, mas sim de baixo”. Essa é a mesma lógica que move o Occupy Wall Street com sua palavra de ordem “nós somos os 99%”. O “Quero Prévias” provavelmente se sentiria bem com essa formulação.

Ademais, um bom conteúdo define melhor que muitos rótulos. Diga-se de passagem, não é pouca coisa falar em ideias-força como democracia, igualdade e direitos nos dias de hoje no Brasil. Tudo isso já exprime muito bem o lugar de fala desse movimento.

Em tempos de criminalização da política e de engessamento de formas e estruturas, um movimento que pretende abrir as portas dos partidos para a participação social já nasce vitorioso.

Que venham as prévias!

Poderá aceder ao manifesto do movimento aqui. Theo Rodrigues – Brasil in “O Cafezinho”

_____________________________________________ 

Theo Rodrigues é sociólogo, cientista político e coordenador do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé no Rio de Janeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário